18 de novembro de 2024
Política

“Eu tenho orgulho deste estado em que vivemos. É um bom estado, muito diferente daquele que os candidatos de oposição querem pintar”, destaca Zé Eliton

Em entrevista à Rádio PAZ FM, na manhã de quinta-feira, dia 13/09, o governador Zé Eliton (PSDB) falou sobre suas propostas para diversas áreas importantes e defendeu o legado dos governos do Tempo Novo. Candidato à reeleição, ele participou do Jornal da Paz, apresentado pelo radialista Luiz Alberto. “Nós temos nos esforçado muito para melhorar, para fazer com que este estado avance”, disse, citando a liderança de Goiás na Educação no Brasil e que o estado é o que mais gera empregos no país.

O governador ainda mencionou que o estado é o segundo que mais atrai imigrantes, que se industrializou, que tem o maior programa de inclusão social, o Renda Cidadã, e programas de sucesso como a Bolsa Universitária, a UEG, dentre outros avanços. “É um estado que diversificou a sua economia, que investe em pesquisa, que tem potencial de gera oportunidades as pessoas, que tem políticas públicas de geração de empregos”, disse, assinalando ser um foco importante para ele, “especialmente em relação aos jovens”. Lembrou que propôs a criação de programa específico de primeiro emprego.

Zé Eliton disse que estas conquistas o orgulham e criticou o discurso de desconstrução utilizado pelos adversários. “Portanto, eu tenho orgulho deste estado em que vivemos. É um bom estado, muito diferente daquele que os candidatos de oposição querem pintar, como um estado acabado, que não tem nada”, disse.

“A população que anda nas ruas, que vai nos hospitais da rede estadual, que vai na escola, que tem um professor de qualidade sabe dos avanços”, assinalou. “O policial militar sabe que seu salário é pago em dia, o servidor público sabe que pode contar com seu salário na data que está marcada”, afirmou.

O governador disse, no entanto, que sabe que é preciso avançar, e é por isso que quer ser governador do estado mais uma vez. “Para que nós consigamos fazer com que este estado avance de forma segura, firme, equilibrada. De maneira que a gente não permita retrocessos em nosso estado”, assinalou. Disse ainda que tem procurado levar a cada canto do estado, na campanha, um debate sobre temas que importam a população. “Um debate de propostas, de ideias, e é o que nós estamos fazendo. Quero governar ouvindo a todos. Não sou de família tradicional, sou alguém que veio de família simples e que não quer perder a oportunidade de fazer um grande governo para todos os goianos”, afirmou.

Saúde – Sobre Saúde, reforçou que pretende trabalhar para continuar levando Saúde pública de qualidade para os cantos do estado. Zé Eliton observou que a população tem dificuldade de compreender a separação da competência, ou obrigação, do que é do governo federal, do estado e do município. Lembrou que ao estado compete a administração dos grandes hospitais, a Medicina de alta e média complexidade, em unidades como o Hugo, o Hugol, o HGG, a Colônia Santa Marta, em Goiânia, e no interior, como os Hospitais de Trindade, Santa Helena, Uruaçu (que teve a parte ambulatorial inaugurada), Luziânia (que passa por ampliação, e os de Água Lindas e Santo Antônio do Descoberto (em fase final de construção). Citou o nível de aprovação dos hospitais estaduais pela população. “Todos os usuários do Hugo ou do Hugol apontam mais de 90% de satisfação com o atendimento”, disse.

Lembrou que foi atendido  no Hugol, que tem padrão de excelência em atendimento, quando sofreu atentado há dois anos. “No momento em que a gente precisa é que a gente sabe a importância de um bom atendimento médico e sabe da qualidade do Hugol”, ressaltou. “É o mesmo atendimento para todos, gratuito, e de altíssima qualidade”, assinalou, também.

Auxílio aos municípios – Zé Eliton observou que o grande desafio é auxiliar os municípios a melhorar a atenção básica. “É justamente por isso que em nosso Plano de Governo já há a previsão de fazer convênios, de ajudar os municípios, para que eles possa melhorar a atenção básica”, disse. O governador assinalou que a meta é garantir a continuidade do funcionamento dos hospitais no interior, além de unidades de saúde especializadas, que vão ofertar 25 especialidades médicas em várias regiões do estado. Observou que já foram concluídas as unidades de Quirinópolis e de Goianésia, e estão em fase de conclusão Formosa, Posse, São Luis de Montes Belos e a cidade de Goiás.  “Com isso nós vamos ter a descentralização da Saúde, além do Conecta Sus, que já propõe medicina de teleconsulta, através de vídeo conferência”, disse.

“Alguns candidatos propõe isso como se fosse alguma coisa que fosse acontecer.  Já existe. Basta conhecer o Conecta Sus”, criticou, se referindo aos adversários. “Aliás, a maioria das propostas, quando são feitas algumas propostas, são dentro daquilo que nós já estamos fazendo”, assinalou.

O governador também ressaltou que seu grande foco é acabar com a espera por cirurgias eletivas, “por isso criei o Programas Terceiro Turno. Nós colocamos os hospitais estaduais para atenderem à noite, uma população que estava esperando”. 

Questionado sobre a espera de cirurgias nos CAIS, e se o Terceiro Turno não resolveu este problema Zé Eliton disse: “Aí nós temos o problema da regulação. Se você se recordar, a grande discussão nossa foi justamente em função da regulação, que eu quero assumir”, assinalou, observando que o entrave porque o SUS não permite que o Estado faça, mas, sim, a prefeitura. Sobre tratamento odontológico, Zé Eliton disse que seu plano de governo prevê a criação de Consultórios Odontológicos Populares em parceria com os municípios.

Educação – Na Educação, o governador mencionou avanços como a Faculdade do Esporte, que uniu a UEG e a Eseffego, que sempre foi referência na formação de professores de Educação Física. “Agora, formando atletas de alta performance também”, apontou. Ressaltou que através do  programa UEG em Rede, a universidade chegará a todos os municípios. Mencionou também o programa  que vai oferecer Mestrado Profissional a todos os professores da rede.

Moradia Popular – Ao responder questionamento de ouvintes, Zé Eliton disse que a meta é consolidar o Programa Goiás na Frente Habitação e parcerias para diminuir o déficit habitacional do estado. “Estamos com, aproximadamente, 34 mil unidades residenciais em várias regiões do estado, destas já entregamos 9 mil unidades e as demais estão em construção”, citou. Mencionou também o programa Cheque Reforma, especialmente direcionado a famílias que tem membros com deficiência física, que já teve mais de 6 mil cheques já entregues. O governador disse também que há um programa de avanço no Cheque Solar, que visa aumentar o uso da energia solar, com redução de custos. “Além disso, quero buscar regularizar, através do programa Casa Legal, todas as escrituras públicas”, acrescentando que vai incentivar a parceria dos municípios com o Goiás na Frente Habitação.

Impostos – O governador Zé Eliton também falou sobre compromisso de desonerar impostos. Ele lembrou que no ICMS goiano a alíquota sobre o diesel é a quarta menor do Brasil, 14% mais 2% de Fundo Protege. Sobre proposta conter o aumento dos combustíveis, lembrou que “nenhum candidato a governador pode fazer compromisso desta natureza” porque os preços não são regulados pelos estados, e, sim, pelo mercado internacional, pelo preço do barril do petróleo, e que a Petrobras estabelece a base de preço dos derivados de petróleo. “O que você pode discutir é a incidência do ICMS sobre o preço de combustíveis”, observou.

Observou que na questão de impostos há avanços. “Temos avançado muito nesta área. Tenho feito uma política de diminuição dos impostos”, disse, lembrando, por exemplo, decisão de travar pauta sobre combustíveis na greve dos caminhoneiros, a diminuição da carga tributária para bares e restaurantes de 12 para 7%, além da diminuição em outros setores, como o calçadista, ótica, franquias e a negociação com o Fórum Empresarial, dentro da ação já em curso de desoneração, sobre o Difal, para micro e pequenas empresas. “Faço tudo ouvindo o setor, porque dialogar é muito melhor do que você impor”, assegurou.

Funcionalismo – Sobre o funcionalismo público, Zé Eliton ressaltou que há compromissos com os servidores. “Temos um compromisso com o servidor público, e o primeiro deles é a manutenção de suas conquistas. O servidor tem uma atenção e respeito meus muito grande”, assinalou, acrescentando que mantém o pagamento em dia e garante a qualificação e a ampliação das ações de meritocracia, processo que tem reconhecimento nacional. “Além da gerência, vamos ampliar para outros cargos da administração”, assegurou.

Na infraestrutura, Zé Eliton falou que o estado busca parceria com setor privado para projeto de intervenção na GO-020, na região próxima a Senador Canedo, o mais rápido possível. 

{nomultithumb}


Leia mais sobre: / / / / Política