O PSDB goiano realizou, na manhã deste sábado (27), um evento para o ex-governador e presidente da sigla, Marconi Perillo, com o intuito de impulsionar o nome do político para as eleições estaduais de 2026. O encontro ocorreu no auditório da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e celebrou os 30 anos de filiação do tucano ao partido.
Com o ambiente lotado de pessoas, conforme conferido pelo Diário de Goiás, o marqueteiro Marcelo Vitorino, responsável pelas campanhas presidenciais de José Serra, em 2010, e de Geraldo Alckmin, em 2018, coordenava os bastidores do evento.
Em tom saudoso e já de campanha, membros da sigla e apoiadores do ex-governador do estado discursaram em defesa de Marconi, relembrando, em meio a críticas à atual gestão, os feitos de Perillo à frente da administração estadual.
“Aqui tem um homem chamado Marconi, que construiu esse estado e vai voltar para retificar”, frisou o ex-prefeito de Niquelândia e presidente da Associação dos Ex-prefeitos e Vereadores (Agexp), Ronan Batista. “Estamos comemorando, aqui, 30 anos de um legado dos 246 municípios goianos”, acrescentou o deputado Gustavo Sebba, ao apontar uma gestão municipalista realizada por Perillo. “Marconi tem que voltar para colocar Goiás nos trilhos”, salientou o ex-deputado Helio de Sousa.
Candidato à Prefeitura de Goiânia nas últimas eleições, Matheus Ribeiro também discursou no evento, onde apontou que o ex-governador “é referência para a caminhada de qualquer pessoa que decida dedicar uma parte de sua vida para o exercício da política”. O elogio foi endossado por Aava Santiago e outros prefeitos, parlamentares e lideranças.
Políticos de outros estados, como os deputados federais Luciano Vieira, do Rio de Janeiro, e Aécio Neves, de Minas Gerais, além de Mário Covas Neto, também destinaram mensagens positivas ao ex-governador.
De olho em 2026
Emocionado, Perillo agradeceu ao carinho e apoio recebido do público presente, relembrou sua trajetória política, bem como os seus feitos à frente do Governo de Goiás, e explanou o seu desejo em voltar ao comando do estado.
Ele disse conhecer as demandas da população goiana, apontadas por seus aliados, e afirmou ter capacidade para gerir novamente o estado. “Eu aceito o desafio”, frisou, com a ressalva de que as mangas de suas camisas já “estão arregaçadas” para trabalhar por Goiás. “Agora é colocar o pé na estrada”, disse.
Em entrevista coletiva à imprensa, Perillo afirmou estar preparado para enfrentar a “era digital” e encarar o novo desafio com tranquilidade. “Não estou só nessa caminhada. Eu vou, principalmente, ouvir o que os goianos têm a dizer, porque ninguém é dono da verdade e não há ninguém que possa perpetuar-se pela arrogância. É preciso ter humildade, ouvir, escutar e dialogar. E eu estou disposto a isso”, disse.
Questionado pelo editor-chefe deste veículo, o jornalista Altair Tavares, sobre quando aceitou esse desafio, afirmou: “Desde que comecei a perceber a aderência por todos os cantos do estado”. Ele salientou basear-se, também, em resultados de pesquisas. “Sei que vai haver guerra, pesquisas compradas. Isso não importa. O que importa é a caminhada, a estrada, a gente estar em paz com a consciência da gente e, sobretudo, ter a coragem de enfrentar desafios que são difíceis, mas desafios que vão ajudar a elevar a autoestima do goiano e elevar o debate para o bem do nosso estado”, frisou.
Avaliação
Após o evento, o presidente da Associação dos Ex-prefeitos e Vereadores (Agexp), Ronan Batista, avaliou o momento como “alegre e motivador”. Segundo ele, cerca de 2.500 pessoas participaram do encontro. “Nós, do estado inteiro, vamos estar apoiando essa candidatura”, disse, com a afirmativa de que o próximo passo inclui a realização de reuniões regionais.
“Deu pra captar bem a vontade do povo goiano”, ressaltou o ex-deputado Helio de Sousa, com relação às manifestações de apoio ao ex-governador. Ele fez, ainda, uma comparação do evento a um semelhante, realizado em 2022. “Hoje ele é o candidato da união, de todos aqueles que gostam do estado de Goiás”, frisou.
Leia mais sobre: Eleições 2026 / Governo de Goiás / Marconi Perillo / PSDB / Política

