A partir desta sexta-feira (15) até o próximo domingo (17), cerca de 1,1 mil atletas amadores estarão representando 17 municípios goianos em quatro modalidades esportivas nos 16º Jogos Abertos de Goiás. Serão realizadas partidas nas categorias masculinas e femininas de vôlei, basquete, handebol e futsal.
Os dois municípios que estão sediando essa etapa, Edéia e São Simão, também possuem times na disputa e recebem equipes de Jandaia, Santa Helena, Acreúna, Edealina, Edéia, Itumbiara, Indiara, Quirinópolis, Pontalina, São Simão, Paranaiguara, Mineiros, Rio Verde, Gouvelândia, Caçu, Jataí, São Simão e Aparecida do Rio Doce.
Para organização desta fase estão mobilizadas cerca de 30 pessoas, além de 32 árbitros. Todos os atletas participantes ganham hospedagem- em alojamentos nas escolas dos municípios – e alimentação (café da manhã, almoço e jantar).
Os Jogos Abertos são realizados pela Superintendência Executiva de Esporte e Lazer, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) em parceria com os municípios. Télio Rodrigues de Queiroz, Superintendente Executivo de Esporte e Lazer da Seduce, ressalta que o objetivo principal dessa competição é envolver a comunidade e as prefeituras visando os estímulo à prática esportiva no interior do Estado.
Neste ano os Jogos Abertos devem ter a participação de representantes de 150 municípios reunindo cinco mil atletas. A 16ª edição dos Jogos Abertos iniciou no mês de maio e segue até setembro. As competições são realizadas em 19 cidades-sede. Os Jogos reúnem atletas e paratletas a partir de 16 anos, sem limite de idade e envolve os 246 municípios em etapas microrregionais, regionais e, depois, estadual. A fase microrregional, que está em andamento, é classificatória; a regional abrange os classificados e a estadual é a grande final.
{nomultithumb}
Leia mais sobre: Esportes