O levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) deve alcançar, em 2025, quase 4,8 milhões de habitantes. O relatório “Estimativas da População’’ aponta que, de 2022 para cá, houve um salto de quase 290 mil pessoas.
Em 2022 a população era de 4,48 milhões. A partir do aumento, os números colocam a RIDE como a quarta Região Metropolitana que mais cresce no país.
Esse avanço reflete o fortalecimento dos municípios goianos que compõem a região. Enquanto Brasília concentra cerca de 2,9 milhões de moradores, cidades como Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental, Novo Gama, Luziânia, Águas Lindas e Formosa registram forte crescimento populacional, consolidando o Entorno como espaço estratégico para políticas públicas. De acordo com o Governo de Goiás, o crescimento populacional evidencia importância do Entorno no cenário regional.
O secretário do Entorno, Pábio Mossoró, ressaltou que a expansão está ligada aos investimentos em infraestrutura, educação, moradia e saúde, mas também traz desafios. “O Entorno cresceu muito nos últimos 15 anos. Agora, o nosso desafio é transformar esse crescimento em qualidade de vida”, afirmou.
Entre as prioridades, ele destacou o transporte público semiurbando entre a Capital e cidades do Entorno, considerado o principal gargalo. “Estamos implementando o consórcio interfederativo que unirá Goiás e o DF na gestão do sistema de transporte, para garantir mais qualidade, eficiência e tarifas acessíveis aos trabalhadores da região”, completou.
Leia mais sobre: Cidades

