A 160ª Pesquisa CNT de Opinião, divulgada nesta semana mostrou que a avaliação do primeiro ano do governo e o desempenho do presidente Lula e também a aprovação e desaprovação de medidas do governo federal, chegou a 42,7%. Apesar disso, um outro recorte do estudo mostrou algo relacionado às eleições municipais que acontecerão neste ano.
O recorte da pesquisa mostra quantos por cento dos entrevistados decidiram como vão votar em prefeitos se apoiados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou apoiados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ou outras opções.
Com a pergunta: na próxima eleição para prefeito ou prefeita, tem mais chance de votar em candidato que seja apoiado pelo presidente Lula liderou, recebendo 33,5%, seguido de ‘indiferente’, com 33,3%, e apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, com 15,7%, em terceiro lugar, além de ‘alguém que seja contra Lula e Bolsonaro’, com 11%. Não soube avaliar: 6,5%.
A pesquisa foi realizada entre 18 e 21 de janeiro de 2024, entrevistando 2.002 pessoas. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo. O nível de confiança é de 95%.
Leia também: Confira o calendário das eleições municipais de 2024 e novidades
Leia mais sobre: Eleições 2024 / Política