16 de outubro de 2024
Mundo

Estudo aponta que uso generalizado de máscaras pode prevenir segunda onda de Covid-19

Pessoas circulam com máscaras em Porto Alegre. Medida previne contra outras doenças respiratórias. (Foto: Anselmo Cunha/PMPA)
Pessoas circulam com máscaras em Porto Alegre. Medida previne contra outras doenças respiratórias. (Foto: Anselmo Cunha/PMPA)

Um estado liderado por cientistas das Universidades de Cambridge e Greenwich, no Reino Unido, afirma que o uso generalizado de máscaras pode manter a transmissão da Covid-19 em níveis controláveis e evitar futuras ondas da doença, se combinadas com eventuais lockdowns. A pesquisa foi publicada nesta quarta-feira (10).

De acordo com os pesquisadores, somente lockdowns não impedirão o ressurgimento do vírus. Com máscaras, até mesmo caseiras, sendo utilizadas em público, as taxas de transmissão serão reduzidas dramaticamente.

“Nossas análises apoiam a adoção imediata e universal de máscaras faciais por toda a população”, disse Richard Stutt, um dos coordenadores do estudo em Cambridge. 

Ele diz que as conclusões mostram que se o uso generalizado de máscara for combinado com o distanciamento social e algumas medidas de lockdown, isso poderia ser uma maneira aceitável de administrar a pandemia e a reabertura das atividades econômicas muito antes da disponibilização de uma vacina contra a Covid-19.

Os resultados do estudo foram publicados na revista científica Procedimentos da Sociedade Real A

A Organização Mundial da Saúde atualizou sua orientação na última sexta-feira (5), recomendando que os governos peçam que todos utilizem máscaras de tecido em áreas públicas onde existam riscos, a fim de reduzir a propagação da doença. 


Leia mais sobre: / Destaque / Mundo