10 de janeiro de 2025
Cidades

Estudantes pedem melhorias para Educação durante abertura do FICA

Um grupo de estudantes das instituições de ensino superior da cidade de Goiás fizeram protesto durante a abertura da 17ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA). O pedido é para melhoria nas condições de estudo para os acadêmicos.

Estudantes das Universidades: Federal e Estadual de Goiás (UFG e UEG) e do Instituto Federal de Goiás (IFG) protestaram em frente ao Palácio Conde dos Arcos, local da abertura do FICA. Eles queriam aproveitar a oportunidade em que autoridades estaduais estavam presentes para apresentar a insatisfação quanto a condições estruturais para estudar na cidade.

“O motivo do protesto é a precarização na educação, a desvalorização do professor. Somos alunos de licenciatura queremos sensibilizar para que as autoridades tenham mais atenção na área da educação”, argumenta o estudante Mateus Pereira Dias.

Para a estudante Lorraine Vanessa Castilho, também estava no protesto, o outro ponto é a condição para os estudantes permanecerem em Goiás estudando. Ela relatou que deixou Goiânia para fazer curso superior na antiga capital, porém ela reclama que estudantes sofrem para poder permanecer na faculdade.

“Eu vim para Goiás para estudar, curso licenciatura, encontramos aqui poucas políticas de educação, hoje existe facilidade para entrar na faculdade, mas não para permanecer. Os auxílios concedidos não nos contemplam. Não temos onde morar, moro com uma professora minha, é tudo muito precário, vivemos numa situação de subsistência”, aponta a estudante.


Leia mais sobre: Cidades