Quatro estudantes goianos foram destaque na 1ª edição da Olimpíada de Português. A disputa se trata de uma competição acadêmica voltada para o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio. No total mais de 100 mil participantes estavam na disputa que é idealizada por um grupo de professores e estudiosos da Língua Portuguesa.
A disputa de amplitude nacional contou com a participação de alunos dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Os alunos da Escola Canadense Maple Bear Goiânia Heitor Alves Fonseca, de 14 anos e Valentina Nery Bailão, de 14 anos, levaram medalha de ouro na disputa. Júlia Andrade Moreira, de 14 anos e que cursa o 9º ano do Ensino Fundamental na instituição, conquistou medalha de prata. Já Felipe B. Taveira Bernardes, de 14 anos e do 9º ano do Fundamental, recebeu menção honrosa.
Aprendizado e desafios
Após receberem suas medalhas de ouro, Valentina e Heitor comentaram sobre o desafio de participar de uma competição que envolve tanto estudantes e sobre a emoção de serem destaques. “Provas como as da Olimpíada de Português trabalham o raciocínio lógico, a interpretação de texto, habilidades que serão utilizadas durante toda a vida. Por isso, acho importante esse estímulo, pois o nosso aprendizado está sempre em construção”, afirmou Valentina.
Já Heitor Alves destacou o incentivo dado pela escola para que os alunos participem de competições como a Olimpíada de Português. “Enfrentamos como desafio sim, mas de forma muito positiva, o que nos motiva a buscar o conhecimento e os resultados”, revelou o jovem ao receber sua medalha de ouro.
Segundo o aluno, a participação na competição foi uma experiência fantástica e que abriu sua mente para novos conhecimentos e novas abordagens da Língua Portuguesa. “A participação numa competição como essa vai muito além da medalha em si. É uma forma de obter crescimento acadêmico e pessoal também”, finaliza.
Leia mais sobre: Ensino / Goiás / Educação / Notícias do Estado