22 de novembro de 2024
Leandro Mazzini

Estudantes de Caracas apelam ao Congresso em Brasília

Dois de cinco líderes estudantis venezuelanos ficaram retidos no Aeroporto de Caracas na terça-feira, quando tentavam embarcar para o Brasil. O trio que desceu em Brasília ontem trouxe na bagagem provas de crueldade no país vizinho. Os estudantes Euzebio Lovera (22), Gabriel Perez (23) e Vicente D’arago (20) entregaram manifesto aos presidentes do Senado e da Câmara, Renan Calheiros e Henrique Alves, no qual denunciam 44 mortes violentas durante protestos em Caracas e cidades vizinhas.

Pancada e tiros

As mortes ocorreram nos últimos três meses, causadas por espancamentos e tiros disparados por milícias e a polícia da capital, disseram os estudantes

Vitrine..

No Congresso o trio foi recepcionado e guiado pela bancada do PSC e pelo presidente do partido, Pr Everaldo – pré-candidato à Presidência da República.

Patotinha

Uma megafesta de uma fabricante de armas movimentou a famosa Ilha do Mel, no litoral paranaense, em homenagem a muita gente importante do governo federal.

Territórios virtuais

Em meio às negociações sobre o marco civil da internet, a TV Globo fechou acordo com o Google para o Youtube não veicular um segundo de conteúdo produzido pela emissora. As propagandas antes dos vídeos do Youtube ou nas faixas de rodapé na tela fizeram do Google o segundo maior arrecadador de mídia do país.

Tampões

Não é pra já. E os céus do Brasil ainda ficarão desguarnecidos. Os 10 caças Gripen da SAAB que serão emprestados para a FAB aterrissam no Brasil pouco antes dos Jogos Olímpicos de 2016. Enquanto isso, os aguerridos F5, velhinhos, vão dando um jeito.


Do lado de lá

A primeira-ministra da Tailândia, Yingluck Shinawatra, perdeu o cargo por decisão da Justiça porque empregou um parente. Ministros caíram por cumplicidade. Semana passada, impotente diante da morte de mais de 300 pessoas no naufrágio do ferryboat, o primeiro-ministro da Coreia do Sul, Chung Won, pediu demissão.

Respeito ao povo

Ou seja, lá na Ásia é tradição: justiça e vergonha na cara são levados a sério.

Pela mulher

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) vai mobilizar o Congresso, o MP e o Ministério da Justiça sobre a morte da mulher inocente espancada no Guarujá.

Fora dos trilhos

Pendenga judicial entre o presidente do PRTB, Levy Fidelix, – o candidato do Aerotrem – e o presidente regional em MG, Jorge Periquito. Aguardam decisão de desembargador do TJDFT. Um pede a destituição do outro por quebras regimentais.

Padilha na mira

O ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha terá mais dor de cabeça – em especial com os cristãos. O movimento católico Provida de Brasília tem divulgado na internet documentos que classifica de ações pró-aborto de Padilha.

Sem comentários

Um deles é motivado por requerimento do deputado João Campos (PSDB-GO), não respondido pelo ministério, sobre suposto curso para servidores, para a prática de aborto, realizado no Uruguai – onde a prática não é crime.

Crueldade

Crueldade não é só coisa de Guarujá. Dezesseis civis, entre eles três membros da ONG Médicos Sem Fronteira, foram assassinados durante ataque a um hospital de campo em

Boguila, na República Centro-Africana (RCA), dia 26 de abril.


Sortudos

A Lotofácil concurso 1051 da última segunda-feira teve 47 acertadores. Recorde para o prêmio. Cada um levou 26.807,51. Entre eles, 10 em Minas e 18 em São Paulo.

Ponto Final

A primeira ministra da Tailândia caiu acusada de empregar um parente. Se ela conhecesse o Brasil, se candidataria a Papisa.

______________________________

Com Luana Lopes e Equipe DF e SP


Leia mais sobre: Leandro Mazzini