O estudante da Rede Estadual de Educação de Goiás, Gabriel Henrique Campos de Castro, de 14 anos, foi um dos 100 medalhistas na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que aconteceu em Florianópolis. Esta foi a segunda vez que o adolescente ganhou prêmios pela competição.
Gabriel está no 9º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Coronel Bento de Godoy, de Caldas Novas. Em 2021, ele conquistou a medalha de ouro na competição. Já neste ano, foi a vez de receber a medalha de prata, referente à participação na edição de 2022.
A mãe do estudante é professora de matemática na Rede Estadual e, de acordo com ela, a matemática sempre esteve presente na vida do menino. “Ele sempre gostou da matemática. Sempre brinco com ele porque, como sou professora de matemática, foram nove meses aprendendo na barriga”, exalta Eliane Campos de Oliveira.
Mesmo com a premiação recente, a expectativa da mãe é que, na edição deste ano, Gabriel Henrique esteja novamente no pódio. “Esse ano ele já foi classificado para a 2ª fase e vai tentar conquistar novamente a medalha de ouro”, conta Eliane, esperançosa.
Além de Gabriel Henrique, outros 99 estudantes da rede estadual de Educação de Goiás conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze na 17ª OBMEP. Ao todo, foram 5 medalhas de ouro, 24 de prata e 71 de bronze. Somente no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) José de Alencar, em Novo Gama, foram três medalhistas: Itamar Alves Silveira Junior, medalhista de ouro no nível 3; Rafaella Sofia Silva Andrade, medalhista de prata no nível 1; e Gabriel Carvalho Mendes, medalhista de prata no nível 2 da olimpíada.
Leia mais sobre: estudante goiano / rede estadual de educação / Cidades