No primeiro comício da coligação Goiás Avança Mais, realizado em Goianésia para manter a tradição das campanhas vitoriosas da base aliada, a candidata à reeleição, senadora Lúcia Vânia, ressaltou o crescimento do estado sob a administração do chamado Tempo Novo, do qual ela faz parte. O Brasil passou a enxergar Goiás como “desenvolvido”, em vez de “atrasado”.
Ela destacou também o perfil da chapa majoritária apresentada neste ano, composta por ela, Zé Eliton (PSDB), Raquel Teixeira (PSDB) e Marconi Perillo (PSDB), e a classificou como igualitária, por ser formada 50% por homens e 50%, mulheres. “Uma mulher, ao ascender ao poder, pode ser tão competente quanto um homem”, disse Lúcia Vânia, dividindo o palanque com Raquel Teixeira, Zé Eliton e Marconi.
Lúcia Vânia falou da tradição e da importância de Goianésia para o desenvolvimento do estado, e reafirmou seu compromisso com a população goiana. “É aqui, em Goianésia, onde já tivemos tantas vitórias, que nós viemos buscar a energia, a coragem e a determinação para caminhar pelo estado de Goiás. Eu tenho orgulho de chegar aqui, olhar nos olhos dos meus eleitores, e dizer a eles: Eu honrei o seu voto.”
Ao citar a política pública que permitiu a quase 200 mil jovens o acesso ao ensino superior, a Bolsa Universitária, Lúcia Vânia lembrou também, em seu discurso, outro legado do ex-governador e candidato ao Senado, Marconi Perillo: a criação da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Segundo ela, a UEG deu aos jovens goianos a oportunidade de estudarem no próprio município onde moram. “O nosso estado, ao lado da infraestrutura e do desenvolvimento, também cresceu buscando o conhecimento”, afirmou. “Aqui em Goiás nós temos os nossos jovens mostrando ao Brasil um dos primeiros lugares no Ideb. É por isso que nós precisamos valorizar esse caminho. É por isso que Goiás se prepara para dar um salto e ser o estado do conhecimento”.
Lúcia Vânia falou também do momento político vivido no país e afirmou que é preciso que os goianos evidenciem não só os resultados obtidos por Goiás, mas que olhem e reflitam sobre todo o trabalho que foi feito. “Tivemos 20 anos de muita luta. Tivemos 20 anos de trabalho. E com o desenvolvimento e o trabalho Goiás se abriu para o Brasil e para o mundo. Aqui, nós tivemos desenvolvimento econômico”, observou a senadora.
Ela afiançou aos presentes a candidatura de Zé Eliton ao dizer que ele é o melhor para o povo goiano. “Competente, eficiente, corajoso, determinado, o mais preparado governador que Goiás vai ter na sua história”, disse a senadora. Ela destacou ainda a qualidade da chapa e citou o suplente José Vitti, que é deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa. “Eu nunca tive um suplente que me ajudasse tanto”. Segundo ela, a chapa é formada por pessoas compromissadas e que conhecem a fundo as necessidades de cada município. “Essa chapa é o orgulho de Goiás. Conhece o estado de norte a sul, de leste a oeste. E estamos aqui em Goianésia dando o grito daqueles que acreditam no futuro de Goiás”.
O governador Zé Eliton, em seu discurso, agradeceu à senadora e ressaltou o trabalho dela em favor do estado. “Não me esqueço de que ela conhece Goiás, de que ela sabe das dificuldades desse estado, de cada região”, lembrou Zé Eliton.
O ex-governador Marconi Perillo destacou a trajetória da senadora Lúcia Vânia e a experiência que ela tem no Congresso. Ele garantiu ao governador Zé Eliton que o trabalho dos dois será em tempo integral para ajudar Goiás. “Eu e Lúcia Vânia teremos braços fortes para ajudar a trazer recursos, a trazer benefícios, a garantir os empregos, a garantir os incentivos fiscais, para que o senhor possa fazer um extraordinário governo”, disse Marconi.
Candidata a vice-governadora, Raquel Teixeira falou sobre seu trabalho na educação e do programa que vai oferecer mestrado para todos os professores da rede estadual, anunciado pelo governador Zé Eliton. Ela ressaltou o papel da mulher na política e a importância de Goiás ter Lúcia Vânia no Senado.
“O meu orgulho também é muito grande de caminhar com a senadora Lúcia Vânia, uma mulher que é referência para todas as mulheres goianas: políticas ou não”, disse Raquel, afirmando que a senadora abriu todos os caminhos. Como deputada, como senadora, como ministra.
“Não tem um município desse estado que não tenha recebido emenda da senadora Lúcia Vânia ou da deputada Lúcia Vânia. Não há uma pessoa, principalmente de grupos vulneráveis, que não tenha recebido benefício da Loas, da Lei Maria da Penha, do trabalho dela com pessoas com deficiência, com idosos, com crianças, com adolescentes. Portanto, Lúcia Vânia tem essa história e esse caminho bonito”, completou Raquel.
Sobre a chapa que nesta quinta deu início à campanha de rua, Raquel Teixeira, assim como Lúcia Vânia, elogiou a composição mista. “Uma chapa com dois homens e duas mulheres fica ou não fica mais bonita? Ela reflete o espírito desse governo de entender que a sociedade é constituída por homens e mulheres”, observou Raquel.
Os candidatos a deputado estadual e federal também fizeram defesa do legado do grupo liderado pelo ex-governador Marconi nos últimos anos, principalmente o trabalho feito para o desenvolvimento econômico, social e educacional do estado.
Leia mais sobre: Política