Destinados a estudantes de cursos de nível superior, o programa de estágios da Assembleia Legislativa custam menos de 1% de todo o orçamento da casa e oportuniza a primeira experiência de trabalho para 442 jovens. O presidente da Casa, deputado José Vitti (PSDB), afirma que se trata de um projeto social do Legislativo e os estudantes, além de capacitação com treinamentos e cursos, também auxiliam no desenvolvimento dos trabalhos da Casa. Os estagiários são lotados em diversas áreas da administração da Assembleia.
Cada instituição tem políticas e critérios próprios em relação aos processos de gestão e contratação de estagiários. Na Alego, o programa segue um padrão estabelecido há mais de oito anos. A gestão de Vitti tem seguido as definições impostas pelo contrato, firmado em 2016, preenchendo o quantitativo dentro dos limites estabelecidos, que é de no máximo 450 estagiários.
Mas não é apenas o programa de estágio que tem sido sucesso e referência externa. A gestão está realizando estudos internos para modernizar e racionalizar a estrutura administrativa. Na área de concursos públicos, por exemplo, todos os candidatos aprovados no último certame já tomaram posse. “Antes do término da minha gestão, o objetivo é a realização de um novo concurso público para suprir as necessidades da Casa”, frisou o presidente.
Projeto social – Voltada para a qualificação profissional de jovens que ainda estão cursando o ensino superior e buscam uma oportunidade para o primeiro emprego, a contratação de estagiários na Alego é um projeto social da Casa. Durante o período em que estão na Assembleia, o estudante tem a oportunidade de aprendizado e de colocar em prática o que aprende na sua área de estudo.
Além de serem monitorados, os jovens participam de treinamentos, cursos e seminários relacionados aos seus cursos universitários. Neste primeiro semestre de 2017, foram disponibilizadas aos estagiários da Casa diversas atividades. Dentre elas está o programa Estagiário Cidadão, que promoveu diversas palestras voltadas para o tema “Origem, evolução histórica e importância do Poder Legislativo” e cursos com temas como “Sustentabilidade nas indústrias de móveis”, “Redação Oficial” e “Atendimento ao público: Excelência no atendimento”.
Ao longo do ano, outras oportunidades serão oferecidas a esses estudantes e também para os servidores da Casa. “Nosso objetivo é capacitar esses jovens para que eles tenham maior facilidade de encontrar um bom emprego quando saírem da faculdade. Sabemos que hoje o mercado de trabalho é exigente e competitivo e a Assembleia está cumprindo seu papel social na formação desses estudantes”, ressaltou o presidente da Casa, José Vitti (PSDB).
Leia mais sobre: Política