Os Estados Unidos declararam nesta sexta-feira (13) situação de emergência nacional pela pandemia de coronavírus. Com base na Lei Stafford, o presidente Donald Trump fez a declaração em pronunciamento na Casa Branca.
Serão enviados até US$ 50 bilhões a estados e outras localidades específicas para que a pandemia possa ser controlada.
Trump pediu ainda que os estados estabeleçam centros de operações de emergências efetivos imediatamente.
O governo americano solicitou a hospitais que ativem planos de emergência e anunciou um acordo com o setor privado para acelerar os testes e confirmar diagnósticos de Covid-19. Segundo Trump, 500 mil testes a mais estarão disponíveis no início da próxima semana.
Mais cedo, nesta sexta, Trump já havia dito que os testes para coronavírus no país em breve serão realizados em larga escala, mas não deu detalhes sobre como isso seria realizado.
Trump também recomendou que americanos idosos evitem multidões e falou sobre como o governo federal está atuando em conjunto com comunidades afetadas para orientar sobre fechamento de escolas e outras medidas.
Lei Stafford
A Lei Stafford, promulgada em 1988, autoriza a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (Fema) a ajudar os governos estaduais e locais durante “catástrofes naturais” e coordenar a resposta do país a um desastre.
Leia mais sobre: Estados Unidos / Destaque 3 / Mundo