O governador Ronaldo Caiado informou nesta sexta-feira (22/1) que enviará ao Amazonas 5% das vacinas que Goiás receberá, possivelmente, neste próximo domingo. Os governos estaduais acordaram de manter uma reserva técnica neste percentual para acudir qualquer ente da federação que precise de atendimento emergencial. Se houver necessidade futura, Goiás também será apoiado pelos outros Estados.
“Foi uma solicitação que foi feita diante do colapso que está Manaus e também com a capacidade invadir o estado do Pará e em decorrência dessa situação, Goiás também se colocou à disposição para ceder 5%, na formação de um estoque, para poder amanhã acudir um estado que esteja numa situação mais delicada, então isso é uma reserva técnica que é feita”, disse Caiado.
Ainda nesta sexta-feira, o governador anunciou que o estado de Goiás receberá 140 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford que chegarão da Índia nesta sexta-feira, às 19h45, em São Paulo, após uma semana de atraso devido a um problema de logística.
O governador explicou também que como o tempo para que uma pessoa receba a segunda dose chega a três meses, o governo usará as 140 mil doses, portanto, em 140 mil pessoas, sem a necessidade de dividir por dois a quantidade da vacina, como fora feito com a Coronavac.
“No caso específico, nós vamos receber 140 mil doses da AstraZeneca e como a segunda dose será após a 12 semana, ou seja, após o terceiro mês, sendo assim nós vamos poder aplicar as 140 mil doses porque nesse período desses três meses nós teremos como receber uma segunda remessa e com isso não faltará a vacina para uma segunda dose”, concluiu o governador.
Leia mais sobre: Destaque 2 / Política