21 de dezembro de 2024
Cidades • atualizado em 13/02/2020 às 01:08

Estado realizará novo leilão em maio com 1,9 mil veículos

(Foto:divulgação)
(Foto:divulgação)

A Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás (SSPAP-GO) em parceria com outros órgãos estaduais realizará em maio um novo leilão de veículos. Desta vez, serão leiloados veículos automotores apreendidos – e não retirados pelos proprietários – que poderão voltar a circular normalmente.

De acordo com presidente da Comissão Especial de Leilão da SSPAP-GO, Lindon Jonson Rodrigues de Barros, serão leiloados aproximadamente 1,9 mil veículos. “A Secretaria já está com outro leilão praticamente pronto para realizar na segunda quinzena de maio, onde pessoas físicas poderão participar […], também teremos motos recuperáveis. Para quem quer comprar com um valor bem acessível, vale a pena participar”.

A meta do Estado, segundo o presidente da Comissão, é realizar pelo menos um leilão a cada dois meses até o final de 2017. Com isso, o objetivo é reduzir a superlotação nos pátios do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO).

“Nossa meta não é arrecadar dinheiro, mas liberar os pátios e regularizar a situação desses veículos que estão parados a muito tempo, juntando dengue, poluindo o meio ambiente. Queremos retirar esses veículos de situação ou voltar alguns a circular”, ressaltou Lindon Jonson.

Veículos apreendidos

Os veículos leiloados são aqueles apreendidos, por estarem com situação irregular, e não retirados pelos proprietários. A partir da apreensão, o proprietário tem 60 dias para retirar o veículo. Após esse período, é enviada uma carta pelos correios informando ao proprietário que ele tem mais 20 dias para retirar o veículo. Caso ainda não retire o veículo, é publicado no Diário Oficial do Estado um prazo de mais 30 dias.

“Todo dinheiro arrecadado com a venda do leilão é para quitar os débitos do veículo. Então, primeiro nós pagamos o IPVA, depois as multas e as despesas com o leilão. Caso sobre algum dinheiro da venda do veículo, ele é devolvido para o antigo proprietário. Caso aconteça o contrário, será cobrado do antigo proprietário pela Sefaz [Secretaria da Fazenda] ou Detran-GO. Ainda tem a estadia do veículo”, explica Lindon Jonson.

Leia mais:

 

 


Leia mais sobre: Cidades