A campanha “Não adianta maquiar o desrespeito. Tome uma atitude, disque 180” foi lançada nesta terça-feira (8) pelo governador Marconi Perillo (PSDB). O objetivo é incentivar que as mulheres vítimas de violência doméstica denunciem os agressores.
A campanha é uma ação que envolve a Secretaria Cidadã e a Polícia Civil e contará com distribuição de cartilhas sobre os direitos da mulher, esclarecimentos sobre assédio moral e sexual e orientações sobre como denunciar atos de violência contra a mulher.
“Mesmo com avanços consideráveis no Brasil e em Goiás, ainda há desigualdade. As mulheres ainda são vítimas de maus tratos”, ressaltou o governador. “Temos dado suporte e apoio às mulheres nos mais variados campos, principalmente no que diz respeito às mulheres vítimas de violência”, completou Marconi.
Segundo o governador, o número de delegacias especializadas no atendimento à mulher em Goiás foi elevado para 26 unidades. “Apesar das limitações financeiras, da conjuntura econômica de crise, procuramos avançar ao longo do tempo, e vamos continuar perseguindo esses objetivos. Não tem faltado apoio às mulheres e às minorias por parte do governo estadual”, afirmou.
A secretária Cidadã, Lêda Borges, ressaltou as demais campanhas e ações em prol da valorização da mulher, como a “Bolsa de Mulher Cabe Tudo”, que consiste em arrecadar materiais de higiene pessoal e de beleza para serem doados a mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social.
A primeira-dama e presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Valéria Perillo, que 68% dos beneficiários do Programa Bolsa Universitária são mulheres.
Durante solenidade, o governador sugeriu às secretárias Lêda Borges e Raquel Teixeira, de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), a criação da Comanda Cora Coralina, que terá como meta agraciar mulheres que se destacarem em áreas de atuação no Estado.
“Sugiro Cora porque ela simboliza bem a luta da mulher goiana, e é uma mulher de letras, nossa poetisa. Se concordarem, já podemos elaborar o projeto e encaminharmos à Casa Civil. Eu espero que no próximo ano, nessa mesma época, possamos fazer as condecorações com a Comenda Cora Coralina”, disse Marconi.
Leia mais:
- Hugo promove palestra com vereadora vítima de violência doméstica
- Violência doméstica mata cinco mulheres por hora diariamente em todo o mundo
- Preso suspeito de estuprar menina de 9 anos
Leia mais sobre: Cidades