A secretária de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira, participou de hangout nesta quarta-feira (9), ocasião em que foi questionada sobre o custo que o Estado terá com cada aluno a partir da implantação de gestão compartilhada com Organizações Sociais na Educação.
Um internauta perguntou à secretária o motivo de pagar um valor “triplicado” por estudante, se contratada a OS’s. No entanto, Raquel explicou que essa ideia é equivocada e que, na verdade, o Estado terá redução de custo por aluno com a implantação das OS’s.
“O Estado não vai pagar triplicado a essas OS’s, pelo contrário. O Estado gasta hoje R$ 388 por mês, na média, por aluno e nós estamos achando que vamos fazer isso por R$ 350/mês. Portanto, menos, sem perder a qualidade”, afirmou a secretária.
Ainda na questão de custos, Raquel Teixeira informou que a perspectiva é de que haja uma redução de gastos em 30% com água e energia, “combatendo o desperdício”. “Não vai custar três vezes mais. Acompanhem os custos”, ressaltou a secretária.
Em relação ao dinheiro que será repassado à Organização Social vencedora do edital de chamamento, a secretária explicou que a OS terá três contas conjuntas com o Estado e que essas contas serão disponibilizadas para que a população tenha acesso e acompanhe os custos.
“As OS’s terão três contas conjuntas com a Secretaria de Educação. Portanto, não há nenhuma conta sozinha da OS, todas serão contas conjuntas com a educação, são contas possíveis de serem seguidas, rastreadas. Não teremos a situação de dinheiro que foi investido e não foi utilizado”, ressaltou.
Leia mais:
- Haverá concurso para Educação, mas ainda não tem data, diz Raquel Teixeira
- Estado fará concurso para professores para atender LDB, diz Raquel Teixeira
- Raquel Teixeira apresenta relatório de gestão de 2015
Leia mais sobre: Cidades