O Hospital Materno Infantil (HMI) divulgou nota neste sábado (16) informando que o estado de saúde das gêmeas siamesas Fernanda e Júlia Neves, separadas nesta quarta-feira (13), é gravíssimo.
As meninas estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do HMI e respiram com ajuda de aparelho. Ainda segundo a unidade, não há previsão de alta. As gêmeas vieram de Itamaraju, na Bahia, para fazer a cirurgia de separação. Fernanda e Júlia eram unidas pelo tórax e abdômen e compartilhavam o fígado e uma membrana do coração.
“Nós conseguimos operá-las em um tempo breve. É um trabalho de equipe, e nós estamos juntos desde 2000. Todos já conhecem o passo a passo do que pode ocorrer. A equipe é fundamental em uma cirurgia desse porte”, afirmou o cirurgião pediátrico Zacharias Calil.
A cirurgia foi iniciada às 8h30 desta quarta-feira e encerrada às 14h, com tempo recorde. O HMI também informa que as gêmeas precisam de doação de sangue O positivo, para ser utilizado durante a recuperação. As doações poderão ser feitas na sede do Hemocentro, localizado na Avenida Anhanguera, nº 5.195, setor Campinas, entre as 8h e 17h.
Leia mais sobre: Cidades