Os dados do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastrur), apontam que, em 2022, Goiás é o estado da região Centro-Oeste com maior número de cadastros no Turismo. Este ano, o estado teve 6.352 prestadores de serviços turísticos atuando de forma legalizada.
O Cadastur é um sistema de profissionais e empresas que forma a cadeira de Turismo, gerido pelo Ministério do Turismo em parceria com os estados. Goiás lidera o ranking, seguido pelo Distrito Federal, que possui 3.284 profissionais e empresários do ramo cadastrados. Atrás do DF, seguem o Mato Grosso, com 1.868 e Mato Grosso do Sul, com 1.722. No quadro nacional, Goiás ocupa a oitava posição.
O cadastro legal no Cadastur assegura que empresas e prestadores de serviços possam incluir o município no Mapa do Turismo Brasileiro, e garantir também sua permanência. De acordo com a Lei Geral do Turismo, o Cadastur deve ter sete categorias obrigatórias, em que são classificados os cadastros e inclusões. Atualmente, em Goiás, a categoria agência de turismo é a que possui maior quantidade de inscrições, com 1.140 documentos.
Entre as categorias estão: guia de turismo, com 196 inscrições, proprietário de meios de hospedagem, com 1.095, transporte turístico, com 836, organizadora de eventos, com 486, acampamento turístico, com 57 e parque temático, com 15 documentos. No geral, as atividades somam 3.822 registros no Cadastur de Goiás. Outras inscrições, que são de caráter facultativo, como casas de espetáculos, restaurantes, locadoras de veículos e prestadores de serviços para eventos, entre outros, somam 2.530 registros no Cadastur goiano.
Além de garantir diversas vantagens e oportunidades de negócios, como acesso a programas oficiais do governo, cursos de qualificação e visibilidade às empresas e profissionais do setor, o cadastro também é importante para a consulta de turistas e maior segurança em suas escolhas.
Leia mais sobre: turismo em goias / Notícias do Estado