12 de setembro de 2024
Saúde

Estado de Goiás bate recorde histórico de doação de órgãos, com aumento de 40%

De janeiro a outubro deste ano a gerência de transplantes contabilizou 226 órgãos captados de 84 doadores. A fila de espera para transplantes ultrapassa os 2 mil
Em Goiás, de janeiro a outubro deste ano foram registrados 226 captações de órgãos. Foto: Thauann Sales/Hugol
Em Goiás, de janeiro a outubro deste ano foram registrados 226 captações de órgãos. Foto: Thauann Sales/Hugol

A gerência de transplantes da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) divulgou dados que apontam que o Estado de Goiás bateu o recorde histórico de doação de órgãos. De janeiro a outubro deste ano foram registrados 226 órgãos captados de 84 doadores de órgãos.

Conforme a SES-GO, até então, o maior número de doação de órgãos já registrado foi em 2018, quando o número chegou a 89 doadores efetivados. De acordo com os dados, o número de doações de tecido ocular chega a ser ainda maior: 372 ao todo, um aumento de 59,6%.

Número de transplantes

O levantamento aponta que entre os transplantes realizados em 2023, o de córneas é o que possui maior destaque, com 510 procedimentos, aumento de 64,5%. Em seguida, aparece o transplante de rins, com 120, crescimento de 34,8%. Logo após, está o número de transplantes de médula óssea, com 29 cirurgias e alta de 31,8%. Por fim, em última posição, os transplantes de fígado e tecido músculo esquelético, com 7 procedimentos cada, aumento de 16,6%.

Fila de espera

Apesar de comemorar o recorde de doação de órgãos e o avanço na realização de todos os tipos de transplantes a gerência de transplantes da SES-GO destaca que o índice de recusa familiar ainda é muito alta no estado, de 64,7%, superando a de outubro de 2022, que chegou a 68,6%. Daí, a importância das pessoas manifestarem aos familiares o desejo de ser doador de órgãos.

Em todo o Estado de Goiás, 2.079 pessoas estão inscritas na lista de espera. Dessas, 475 aguardam por transplante de rim, 12 necessitam de transplante de fígado e 1.592 esperam pelo transplante de córnea.


Leia mais sobre: / / Notícias do Estado

Comentários