No evento de entrega dos prêmios da Nota Fiscal Goiana, na manhã de hoje (18), a secretária da Fazenda do Estado, Ana Carla Abrão Costa, afirmou que o momento é de ajuste, diante da crise econômica nacional. De acordo com ela, a Sefaz e o Fisco trabalham com afinco para tirar o Estado desse cenário.
Ana Carla declarou que a Nota Fiscal Goiana coloca o Estado em um outro patamar do ponto de vista de consciência fiscal. Segundo ela, após seis meses de implantação, já são mais de 100 mil consumidores cadastrados no programa.
“Tive a grata satisfação de chegar em estabelecimentos comerciais, em que eles espontaneamente me ofereceram a nota fiscal goiana, e esse é grande salto para nós”, ressaltou a secretária. Ela ainda reiterou a importância do programa de forma geral, e declarou que o objetivo é de fato gerar educação fiscal, além de combater a concorrência desleal no comércio.
O governador do Estado, Marconi Perillo (PSDB), citou São Paulo como exemplo para falar do programa da nota fiscal. Segundo ele, no estado, o programa de nota fiscal já ocorre há muito tempo, e todos os estabelecimentos comerciais oferecem a nota. “É essa cultura que queremos implantar aqui. Será muito oportuno em um momento de crise de grandes proporções”, disse Marconi.
Segundo o governador, os recursos do programa Nota Fiscal serão integralmente revertidos em prol do Estado, como no Hospital de Urgência Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), que deve ser entregue no mês que vem. O governador ainda declarou que mesmo diante de um cenário nacioanl de recessão, Goiás já investiu quase R$ 400 milhões em 2015.
O presidente da Fecomércio, José Evaristo, também ressaltou a importância do programa. De acordo com ele, a Nota Fiscal Goiana faz uma fiscalização indireta sem qualquer tipo de constrangimento para o consumidor e para a empresa, e ainda incentiva as pessoas que ainda estão na informalidade a se formalizarem para que possam oferecer o serviço.
Leia mais sobre: Cidades