A rede social americana Facebook terá que pagar multa de € 1,2 milhão na Espanha por obter dados sem o consentimento dos usuários e não informar claramente como usa as informações, anunciou a Agência Espanhola de Proteção de Dados.
“A agência declara a existência de duas infrações graves e uma muito grave da Lei de Proteção de Dados e impõe ao Facebook uma multa total de € 1,2 milhão”, diz em comunicado.
Foi observado que houve duas infrações graves e uma muito grave da lei espanhola de proteção de dados.
O Facebook tem dois meses para recorrer contra a multa.
Após uma investigação, a agência constatou “que o Facebook compila dados sobre ideologia, sexo, crenças religiosas, gostos pessoais ou navegação sem informar de forma clara sobre o uso e a finalidade que vai dar aos mesmos”.
A rede social usa dados “especialmente protegidos com fins de publicidade (…) sem obter o consentimento expresso dos usuários como exige a norma de proteção de dados”.
Além disso, utiliza dados obtidos em páginas de terceiros “que não são do Facebook e que contêm a opção ‘curtir'”, destacou a agência.
Por último, a rede não elimina os dados dos usuários quando deixam de ser úteis, nem sequer quando solicitam explicitamente sua eliminação, segundo a AEPD.
A reportagem não conseguiu contato com o Facebook na Espanha. (Folhapress)
Leia mais:
Leia mais sobre: Tecnologia