Os 20 anos de Código Trânsito Brasileiro (CTB) foram referendados em cerimônia, nesta terça-feira (31), no Palácio do Planalto. “Essa solenidade tem um simbolismo memorável. Nosso dever é a preservação da vida, sem defeito. Ao comemorarmos os 20 anos do CBT, é hora de refletir sobre esse grave problema e dobrar os esforços”, disse o presidente da República, Michel Temer.
Na ocasião, o ministro das Cidades destacou a importância da implementação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), instituído em janeiro, e que tem o objetivo de reduzir pela metade, em um período de dez anos, o índice de mortes no trânsito no país.
Para Baldy, as ações previstas no Pnatrans, como o levantamento de dados de acidentes e mortes em âmbito regional, vão ser fundamentais para consolidar essa meta: “Para que tenhamos uma política de estado como legado”, observou.
Baldy considerou ainda fundamental as parcerias como os entes federativos visando “o esforço absoluto para diminuir os acidentes de trânsito e buscar o índice zero de mortes.” Segurança viária – Presente à solenidade, o presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Jean Todt e o ministro das Cidades assinaram o Termo de Cooperação entre a entidade e Organização das Nações Unidas (ONU) para o Programa Vias Seguras.
Para o presidente da FIA, “o Brasil pode ser um exemplo para os outros países e que a educação no trânsito e o respeito às leis são importantes para a redução dos acidentes.” Já o piloto Felipe Massa, embaixador da FIA para Segurança Viária, que também participou da solenidade, mostrou-se preocupado com o número de mortes no Brasil.
“É impressionante. Por isso, é importante que sigamos as regras de trânsito. Cada um fazendo um pouco pode ajudar a salvar muitas vidas”, ressaltou.
Leia mais sobre: Cidades