20 de dezembro de 2024
Cidades

Escolas estaduais recebem novas mesas e carteiras

Marconi Perillo e Raquel Teixeira durante solenidade (Foto: Seduce)
Marconi Perillo e Raquel Teixeira durante solenidade (Foto: Seduce)

Foram repassadas pelo governo do estado a diretores de unidades de ensino, 26 mil 369 jogos de mesas e carteiras escolas e 1030 computadores para serem usados na secretaria e nas 40 subsecretarias de Educação em Goiás.

Computadores

De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira, desde 2008 computadores não eram comprados. De acordo com a gestora, de lá para cá, foram desenvolvidos programas tecnológicos e as máquinas atuais já não conseguiam atender as necessidades com bastante agilidade. O investimento total foi de cerca de R$ 3,7 milhões, do Tesouro Estadual.

“Desde o ano passado fizemos uma revisão na rede de computadores do estado, organizamos os pontos que precisavam de apoio e avançamos muito. Lançamos o Goiás 360 que é a plataforma que tem o que de mais moderno na área da Educação. Só que ela requer um trabalho de dados de forma ágil, sofisticada e nossas máquinas já estavam defasadas para acompanhar o que aconteceu de modernização no sistema tecnológico da secretaria”, explicou a secretária.

Segundo Raquel Teixeira, 30 dos novos computadores de melhor qualidade serão destinados ao Núcleo Tecnológico (Nute) para criar novas ferramentas que venham unir tecnologia com didática para melhorar o desempenho do aluno na escola.

Mesas e Carteiras

Também foram entregues pelo governo estadual nesta terça-feira (5), mesas e carteiras. No total estão sendo distribuídas as escolas 26 mil 369 jogos escolares. Os equipamentos foram adquiridos por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação (MEC) com recursos no valor de R$ 4,8 milhões.

De acordo com Raquel Teixeira, foram muitos os pedidos que chegaram a Seduce para reposição de materiais. A secretária explicou que logo deverá fazer outra entrega com mais 20 mil jogos escolares de mesas e carteiras.

“Há uma lista de algumas demandas, desde 2010 a secretaria não comprava novos conjuntos, desde 2012 foi comprado com recursos do FNDE, mas insuficientes. A rede só este ano aumento em tamanho quase 3%. Carteiras quebram, estragam, embora a gente faça um trabalho de estímulo a conservação. Estes quase 27 mil jogos novos vão atender as escolas. Estamos recebendo as solicitações, já há uma lista grande de demanda, e tudo indica que é uma nova etapa de 20 mil carteiras será comprada”, afirmou.


Leia mais sobre: Cidades