Uma nova subvariante da covid-19 foi identificada e está se tornando dominante em países como os Estados Unidos da América e Reino Unido. Popularmente chamada de “Éris”, a EG.5 foi classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “variante de interesse”, representando baixo risco para a saúde pública.
A EG.5 é outra subvariante da Ômicron e, de acordo com informações da OMS, foi identificada em fevereiro deste ano e vem aumentando desde então. De acordo com a vice-diretora da OMS, Meera Chand, já era prevista a chegada de novas variantes.
“A EG.5.1 foi designada como uma variante em 31 de julho de 2023 devido ao crescimento contínuo internacionalmente e à presença no Reino Unido, permitindo-nos monitorá-lo por meio de nossos processos de vigilância de rotina”, ressaltou Meera.
Ainda conforme dados da OMS, cerca de 51 países já identificaram a presença da EG.5, entre eles estão Cingapura, China, Estados Unidos, França, Canadá, Espanha, República da Coreia, Japão, Austrália, Reino Unido e Portugal.
Sintomas
Os sintomas da popular “Éris” ou EG.5 são febre, tosse, mudança no paladar ou olfato, coriza, fadiga e dor de garganta.
Leia também: Quase metade das mortes por problemas respiratórios em Goiás foi provocada por Covid-19