Os responsáveis pela cerimônia da posse presidencial do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apresentaram propostas de mudança durante o evento neste domingo (1º). Como sugestão principal, a ideia é que Lula não desfile em carro aberto, e sim em um veículo blindado. A informação é do site UOL.
Fontes envolvidas com o planejamento da cerimônia, tem dito que Lula ainda não bateu o martelo sobre a proposta. Segundo o petista estar em carro fechado poderia demonstrar fraqueza e até derrota, como se o novo governo se submetesse às ameaças golpistas feitas por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na manhã desta terça-feira (27), durante coletiva de imprensa, o futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, garantiu que Lula terá dois carros preparados mas a decisão final será tomada no dia do evento.
A ideia de um veículo blindado veio após George Washington de Oliveira Sousa, de 54 anos ter sido preso no último sábado (24) suspeito por montar um artefato explosivo em um caminhão-tanque próximo ao aeroporto de Brasília.
O artefato não explodiu, mas o em depoimento, o suspeito afirmou que a ideia era criar o “caos” e que o ato foi planejado por integrantes bolsonaristas que estão em movimentos antidemocráticos por não aceitarem a derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Leia mais sobre: Posse de Lula / Segurança Pública / Política