05 de dezembro de 2025
DIREITO ANTIDISCRIMINATÓRIO

Equidade racial: TJGO traz Adilson Moreira José, vencedor do Prêmio Jabuti 2025 para conferência gratuita

Evento gratuito do Tribunal de Justiça de Goiás discute equidade racial e valorização da presença negra no sistema de justiça com pesquisador de Berkeley, especialista por Harvard
Especialista em direito antidiscriminatório, Adilson Moreira José fará conferência no TJGO na segunda-feira - Foto divulgação
Especialista em direito antidiscriminatório, Adilson Moreira José fará conferência no TJGO na segunda-feira - Foto divulgação

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) realiza gratuitamente, na próxima segunda-feira (10), às 13 horas, a abertura do 3º Sawabona – Semana de Arte e Sabedoria Jurídica Negras, com a conferência “Formas de Promoção da Equidade Racial”, ministrada pelo jurista Adilson Moreira José, doutor pela Universidade de Harvard e vencedor do Prêmio Jabuti 2025.

Significado de Sawabona

Originariamente, na África do Sul, a expressão Sawabona é um vocábulo zulu para cumprimentar o outro, que quer dizer “eu te respeito, eu te valorizo. Você é importante pra mim”. Ou, simplesmente: “Eu te vejo”. A resposta ao cumprimento é a palavra Shikoba que, por sua vez, pode ser interpretada como “então eu sou bom, eu existo para você!”.

O 3º Sawabona é uma iniciativa do TJGO para promover o diálogo sobre a presença negra no sistema de justiça, valorizando saberes, trajetórias e práticas antirracistas por meio da arte e do conhecimento jurídico.

O evento será realizado no auditório da Escola Judicial do Estado de Goiás (Ejug), localizado na sede do Tribunal (Avenida Assis Chateaubriand, nº 195, Setor Oeste – Goiânia), e é aberto ao público.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://linktr.ee/04ejugeventos.

Quem é Adilson Moreira

Reconhecido como uma das principais vozes do país no campo do Direito Antidiscriminatório, Adilson Moreira José é autor de obras fundamentais sobre raça, direito e democracia no Brasil. Seu mais recente livro, “Letramento Racial: uma proposta de reconstrução da democracia brasileira”, recebeu o Prêmio Jabuti 2025, na categoria Educação.

Com trajetória acadêmica marcada pela excelência, o jurista é pós-doutor pela Universidade de Berkeley (EUA), doutor em Direito Constitucional Comparado pela Universidade de Harvard e doutor em Direito Constitucional pela UFMG, onde também concluiu o mestrado. Realizou estágio doutoral sanduíche na Universidade de Yale e obteve o título de Master of Laws (LL.M.) em Harvard.

Entre suas publicações mais conhecidas estão “Racismo Recreativo”, da coleção Feminismos Plurais, coordenada por Djamila Ribeiro; “Tratado de Direito Antidiscriminatório”; e “Pensando Como Um Negro: Ensaio de Hermenêutica Jurídica”, finalista do Prêmio Jabuti 2020.

Serviço

  • Data: Segunda-feira, 10/11
  • Horário: 13h
  • Local: Auditório da Escola Judicial do Estado de Goiás – Avenida Assis Chateaubriand, nº 195, Setor Oeste, Goiânia
  • Inscrições: https://linktr.ee/04ejugeventos
  • Evento aberto ao público

Leia mais sobre: / / / / / Direito e Justiça