Em coletiva de imprensa realizada hoje (27/09), o Presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme, afirmou que a má qualidade no fornecimento de energia elétrica tem sido causada pelo aumento no consumo. Alegando estar sobrecarregada, a concessionária diz que realiza investimentos, mas que, por vezes, não está sendo suficiente para atender a necessidade da população, afetada por uma forte onda de calor. A demanda chegou a crescer 16% em algumas regiões de Goiás.
Com uma herança obsoleta, ao assumir a concessão goiana, a Equatorial Goiás identificou que quase 50% das unidades transformadoras de distribuição de energia apresentam sobrecarga. Ao todo, 72% dos circuitos são monofásicos (com apenas um recurso de fornecimento) e 14% dos ativos da concessão depreciados.
No primeiro semestre de 2023, a Equatorial Goiás executou um programa de investimentos de aproximadamente R$ 1,38 bilhão. Futuramente a empresa pretende alocar muito mais recursos para evoluir na qualidade e confiabilidade do fornecimento de energia.
Um outro ponto levantado na coletiva é referente a onda de calor que atingiu todo o país nos últimos dias, e tem prejudicado a distribuição de energia. “É um período atípico que nós vivemos. A onda de calor está afetando todos nós. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou aumento de quase 7% na demanda de carga em todo o país em função do calor e somente em Goiás, vimos este dado crescer 16% em algumas regiões de Goiás”, destacou Lener.
Para corrigir o problema, a empresa investe na conexão de religadores de rede, que diminuem as interrupções longas de energia. “Nesta recomposição de rede, o cliente sentirá as piscadas, no momento em que há a tentativa de restabelecer a energia e na conexão com uma outra linha da rede de distribuição. No entanto, este consumidor permanece com energia, como não ocorria antes. A tendência é que essas pequenas interrupções diminuam gradativamente, com os investimentos na rede, diminuindo seus impactos”, explicou Jayme.
Embora a Equatorial Goiás passe por esses desafios, a expectativa é de que a melhora seja gradativa. “Os nossos compromissos vêm sendo saldados, dia após dia. O tamanho do investimento realizado, em curto espaço de tempo, não se via há anos na distribuidora. A rede encontrada é degradada e não vendemos ilusões: os problemas continuarão ocorrendo, mas mostraremos que gradativamente vamos evoluir na qualidade da rede”, disse o presidente.
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