23 de novembro de 2024
Cidades

Entidade repudia declaração “preconceituosa” de vereador médico

A Associação Goiana de Dislexia e Déficit de Atenção (AGDDA) publicou uma nota de repúdio contra o vereador Dr. Bernardo do Cais (PSC).

Segundo a Associação, o vereador disse no expediente da Câmara Municipal de Goiânia que as crianças portadoras de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem “preguiça mental”, “não tem o menor interesse em aprender”, “é como qualquer outra criança”, “consegue aprender como as outras”.

Em nota, a AGDDA informou que o TDAH é um transtorno reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e que atinge entre 5% e 7% das crianças no mundo.

Desta forma, a crianças com TDAH não têm preguiça mental ou não tem interesse em aprender ou, ainda, consegue aprender como as outras, elas possuem um déficit de atenção que dificulta o seu aprendizado, o que impossibilita de aprender como as outras criança. Aliás, são crianças especiais que necessitam do apoio da escolas, família e do poder público para amenizar aquilo que falta a elas: concentração“, declarou a entidade.

O Diário de Goiás tentou por diversas vezes entrar em contato com o vereador, no entanto, o Dr. Bernardo do Cais não atendeu as ligações.


Leia mais sobre: Cidades