07 de agosto de 2024
Conscientização

Entidade promove atividades para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em Goiânia 

A programação inclui cosplay de super herois, distribuição de revistas sobre autismo, pula pula, pipoca e algodão doce, com destaque para a emissão da CIPTEA
Naia promove evento ao Dia Mundial do Autismo. (Foto: Reprodução / Rede social)
Naia promove evento ao Dia Mundial do Autismo. (Foto: Reprodução / Rede social)

O Núcleo de Arte e Inclusão do Autista (Naia Autismo), celebra, neste domingo (2) o Dia Mundial de Conscientização do Autismo com uma série de atividades a partir das 9 horas, na Vila Ambiental do Parque Areião, em Goiânia.

A programação inclui cosplay de super herois, distribuição de revistas sobre autismo, pula pula, pipoca e algodão doce, com destaque para a emissão da CIPTEA – Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e emissão de Crachá de Identificação do Autista.

Também haverá show da banda Os Lanternas, do adolescente autista Murilo Leal Rezende, que ficou conhecido por meio da reportagem do Fantástico neste mês de março, que exibiu sua ida ao show da banda Coldplay, em São Paulo, para guardar lembranças de seus ídolos.

De acordo com Marcelo Oliveira,  coordenador da associação, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas), no fim de 2007 com o objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.

Conheça o Naia

Formado por pais, amigos e familiares de autistas, a missão do Naia Autismo é proporcionar à pessoa com autismo uma vida digna. Segundo Marcelo Oliveira, “a ideia é oferecer à família da pessoa autista, instrumentos para a convivência no lar e em sociedade”. 

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba diferentes condições marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico, todas relacionadas com dificuldade no relacionamento social. “Acreditamos que a arte e a cultura são elementos essenciais para ajudar na inclusão da pessoa autista e seus familiares”, afirma Oliveira. 

Foi a partir da convivência com um primo com autismo que a vereadora Sabrina Garcez se sensibilizou para a questão que, ela defende, exige da sociedade um olhar humanizado e sem preconceitos.

Defensora da causa, a parlamentar tem no autismo uma das principais bandeiras políticas do seu mandato e, em parceira com o Naia Autismo, estuda e apresenta propostas para adaptar a legislação a respeito do tema e para auxiliar as famílias e pessoas com autismo a enfrentar os desafios com mais conforto e bem-estar.

Confira a programação:

Dia: Domingo (2/4)
Local: Vila Ambiental do Parque Areião

9h
CASA 2 – Encontro com os super-heróis, distribuição da revista AUTISMO, de pipoca e algodão doce
CASA 1 – Venda de produtos NAIA

10h
CASA 2 – Apresentações: Nilo Vale, Murilo Leal, Nicole Rios, Daniela Meneses, Maurício Garcêz, Gustavo Cabral, Marcos Filho… Os Lanternas

11h
Caminhada de consciencialização do Autismo


Leia mais sobre: / / Variedades

Comentários