A Sociedade Goiana de Pneumologia e Tisiologia afirmou, em nota divulgada na manhã deste sábado (21), que a divulgação dos boletins médicos do candidato a prefeito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), ocorreu “dentro da normalidade e com absoluta transparência”.
A entidade médica frisou que a publicidade do estado de saúde de um paciente é prerrogativa da família. A nota é uma resposta às críticas do adversário de Maguito, Vanderlan Cardoso, que vem criticando a divulgação de boletins argumentando que há inconsistência nas informações repassadas.
O senador também apontou que o pneumologista Marcelo Rabahi é quem divulga os boletins, o que seria um erro, conforme o candidato. A Sociedade Goiana de Pneumologia e Tisiologia repudiou as declações e ressaltou a postura ética e qualificação profissional de Rabahi.
A nota é assinada pela médica Karla Cristina de Moraes Arantes Curado, presidente da entidade.
Confira o comunicado na íntegra:
A Sociedade Goiana de Pneumologia e Tisiologia vem a público manifestar repúdio às declarações do senador Vanderlan Cardoso contra nosso associado, o pneumologista Marcelo Rabahi. Professor titular da disciplina de Pneumologia da Universidade Federal de Goiás, membro da Academia Goiana de Medicina e ex-presidente desta entidade, o dr. Marcelo Rabahi é reconhecido na medicina em Goiás e nacional por sua seriedade, postura ética e qualificações profissionais.
Questionar de forma leviana e com objetivos políticos a conduta profissional do professor Rabahi é um comportamento que atinge a todos nós. Divulgar boletim médico é uma prerrogativa da família e, no presente caso, entendemos que tudo foi feito dentro da normalidade e com absoluta transparência, após decisão dos familiares de darem publicidade ao estado de saúde de Maguito Vilela devido às circunstâncias eleitorais.
Reafirmamos que nós, da Sociedade Goiana de Pneumologia e Tisiologia, temos convicção da seriedade, capacidade profissional e conduta ética do dr. Marcelo Rabahi e pedimos respeito a um profissional que tanto contribui para a medicina goiana.
Dra. Karla Cristina de Moraes Arantes Curado
Leia mais sobre: Maguito covid / Destaque 2 / Política