11 de agosto de 2024
Brasil

Enquanto se discute a reabertura no Brasil, países ao redor do mundo voltam a endurecer medidas de isolamento

Enquanto no Brasil a briga é para reabrir o comércio, lugares do mundo que já flexibilizaram, voltam a enrijecer o isolamento social
Enquanto no Brasil a briga é para reabrir o comércio, lugares do mundo que já flexibilizaram, voltam a enrijecer o isolamento social

Enquanto o Brasil, que sequer atingiu o pico do contágio para o novo coronavírus fala em reabertura em alguns Estados, governos na Europa, América e Oriente Médio estão voltando a estabelecer confinamentos e fechar comércios após flexibilizações. Espanha, Portugal, Alemanha, Reino Unido e Itália são alguns exemplos na Europa. Wuhan, na China e Azerbaijão são outros na Ásia. Alguns estados norte-americanos retomaram algumas restrições após as flexibilizações. Com informações do Estadão.

Se no Brasil, a flexibilização é algo posto em prática, mesmo com as autoridades sanitárias e epidemiológicas falando que ainda não é o momento. A UFG, por exemplo, sugeriu o isolamento intermitente com o fechamento por 14 dias alternando por outros 14 de reabertura. 

O modelo estatístico da Universidade Federal de Goiás (UFG) para a Covid-19 prevê que até 18 mil pessoas poderão perder a vida caso nenhuma medida de controle da disseminação do coronavírus Sars-CoV-2 seja tomada. Por conta disso, um decreto do Governo do Estado deixou na mão dos municípios aderir a sugestão. Goiânia e algumas cidades do interior já editaram seus respectivos decretos aderindo o estudo da UFG.

Empresários, comerciantes e religiosos não gostaram da decisão e travam uma batalha na Justiça para que possam reabrir seus respectivos negócios. Neste domingo (05), a Igreja Assembléia de Deus – Vila Nova – do bispo e deputado federal João Campos conseguiu uma liminar para que possam realizar os cultos de forma presencial. 

Enquanto isso, a vizinha Argentina, endureceu as restrições em Buenos Aires, que permanecerá em confinamento até o dia 19 de julho. Mais ao centro das Américas, o Panamá retomou o confinamento desde o dia 8 de junho na capital.

Na Austrália, desde ontem (04/07) às pessoas tiveram que retomar aos seus lares em confinamento. Eles seguirão em suas casa, pelo menos até o dia 29 de julho.


Leia mais sobre: Brasil / Destaque 2

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários