O Estado de Goiás apresentou um grande crescimento em energia renovável nos últimos anos. O tema será apresentado e discutido durante o 13º Fórum Permanente de Energia de Goiás, presidido pelo deputado estadual Simeyzon (PSC). O evento acontecerá na próxima sexta-feira (1º), no Plenário da Reitoria da PUC-GO, área 4, na Praça Universitária, em Goiânia.
Dados
O aumento da quantidade de unidades consumidoras com energias renováveis funcionando em Goiás foi de mais de 1.600% em menos de dois anos, o que mostra o trabalho realizado pelo Fórum Permanente de Energia, segundo o deputado. Em novembro de 2015, quando o Fórum foi lançado, haviam 16 unidades em funcionamento, e, hoje, são 267, segundo dados da Secima. Isso demonstra um crescimento
As palestras
O primeiro palestrante será Diógenes Aires de Melo, gerente ambiental da Sephan Goiânia, que falará sobre o Plano Diretor de Goiânia. Logo após, Edmar Cândido de Oliveira, diretor técnico da Sigma Engenharia, palestra sobre “A energia da Biomassa em propriedades rurais”.
Do Grupo Assaí, o diretor Emerson Morais falará sobre a usina fotovoltaica que a empresa instalou em uma loja de Goiânia, a maior em região urbana do País, com mais de 2.800 placas em uma área de aproximadamente 8 mil m², que gerarão, em um ano, aproximadamente 1.500 MWh.
O presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar do Estado de Goiás (FETAEG), Alair Luiz dos Santos, e a diretora Sueli Pereira e Silva, falam sobre o Biogás em áreas de agricultura familiar no estado.
A última palestra é do gerente de mercados do Banco do Brasil em Goiás, Walber Santos de Sousa, que irá falar sobre as linhas de financiamento de energias renováveis do banco no estado de Goiás.
Leia mais sobre: Cidades