A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (29), que em dezembro a energia elétrica será mais barata para os brasileiros. Com a chegada do período chuvoso, os custos da geração de energia ficam menos dispendiosos, sem necessidade da cobrança adicional na bandeira tarifária, que neste mês passará de amarela para verde.
A Aneel justificou que o aumento do volume de chuvas “favoreceu a geração de energia hidrelétrica, com custo de geração inferior ao de fontes termelétricas – acionada mais frequentemente quando os níveis dos reservatórios estão baixos”. Assim sendo, deixará de cobrar o adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos da bandeira amarela, praticada em novembro.
Com as bandeiras tarifárias, sistema criado pela Aneel em 2015, o consumidor ganha um papel mais ativo na gestão de seu consumo de energia elétrica, ao conhecer previamente as condições e o custos em cada época do ano. O sistema reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.
Considerando o histórico tarifário, a bandeira ficou verde de abril de 2022 até julho de 2024, quando foi interrompida com o anúncio da bandeira amarela. Depois disso, foi acionada a bandeira verde em agosto; vermelha, patamar 1, em setembro; vermelha, patamar 2, em outubro; e amarela em novembro.
Leia mais sobre: Aneel / bandeira tarifária / Bandeira verde / Energia Elétrica / Energia elétrica mais barata / Geral