23 de dezembro de 2024
Educação

Enem: Goiânia terá intensivão para estudantes carentes

Estudantes carentes terão acesso a curso preparatório para o Enem. (Foto: Agência Brasil)
Estudantes carentes terão acesso a curso preparatório para o Enem. (Foto: Agência Brasil)

Estudantes em situação de vulnerabilidade que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão se preparar num curso intensivão neste sábado (13), em Goiânia. As aulas serão ministradas na Escola Estadual Wilmar Gonçalves da Silva, na Vila Moraes.

Os alunos que participarão integram o projeto Letra, que oferta cursos para estudantes do ensino médio que estão em situação de vulnerabilidade social. A vereadora Aava Santiago (PSDB) também vai selecionar alguns seguidores do Instagram.

Veja: Abertas inscrições para processo seletivo da Educação

Santiago é presidente da Comissão de Educação da Câmara e teve a iniciativa de promover o intensivão para o Enem. Professores e empresários voluntários vão colaborar, tanto com a oferta de aulas quanto com doações de materiais e alimentos.

Ao todo, serão 60 estudantes. Eles serão agrupados em três salas, com 20 alunos cada. As aulas serão das 8h às 17h. Durante o período matutino, haverá aulas de disciplinas de ciências da natureza, ciências humanas e linguagens. À tarde, a revisão é de matemática. Alunos inscritos poderão acompanhar as aulas pelo Google Meet.

Também haverá um almoço, com alimentos doados por empresários. Obras literárias também serão entregue aos participantes.

Enem 2021

O Enem teve queda de 77% no número de alunos não pagantes inscritos neste ano. Pode solicitar isenção os que têm renda familiar de até três salários mínimos. Entre os têm direito de isenção por terem concluído o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede particular, a participação diminuiu 20,8%. No geral, o número de inscritos em 2021 é o menor em 16 anos: 3,1 milhões de estudantes.

Recentemente, 37 servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, pediram demissão. Eles disseram que há fragilidade técnica e administrativa no órgão. Os servidores também reclamaram de assédio moral.

Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro.


Leia mais sobre: / / / Educação