26 de dezembro de 2024
Cidades

Enem: ferramenta online promete mudar forma de preparação dos alunos da rede estadual

Os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública estadual passarão a contar com um novo instrumento pedagógico, o Geekie Games Enem 2014. A ferramenta estará disponível a partir da próxima quarta-feira (20), e unirá tecnologia com preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado em novembro este ano. 

O Geekie Games Enem 2014 foi criado pela empresa paulista Geekie, como uma plataforma online, que pode ser acessada pelo computador ou smartphone. De acordo com o gerente de relacionamento da empresa, Éric Hanai, a ideia é de que “dentro da aprendizagem de cada aluno, ele possa desenvolver todo seu potencial”.

A solenidade de inauguração do projeto será realizada na quarta-feira (20), às 15h, no auditório da Superintendência de Ensino Médio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), no setor Leste Vila Nova.

Além de Goiás, outros dois estados já adotaram a ferramenta de ensino, Maranhão e Santa Catarina. Mas segundo Hanai, hoje o cadastro do Geekie Games Enem 2014 é de 4 milhões de alunos.

Um dos pontos positivos da ferramenta é o livre acesso ao sistema, o que faz com que o estudante possa acessar conteúdos de diferentes disciplinas, participar de simulados, ler sugestões de redação e o conhecer o temas mais cobrados no Enem. Além disso, o site traz a relação dos cursos de graduação oferecidos nas instituições do País.


ENTREVISTA: Eric Hanai, gerente de relacionamentos da Geekie, empresa que criou e está implantado o Geekie Games nas escolas públicas de 20 estados brasileiros

Como surgiu a ideia de criar essa ferramenta onde de aprendizagem?

A Geekie sempre teve um lado social muito . Já implementamos esse projeto em diversos colégios particulares, mas sabemos que os que mais necessitam de apoio são os alunos da rede pública. Por isso desenvolvemos este projeto para as secretarias de educação. Nosso intuito, com essa iniciativa, é ajudar no desenvolvimento do Brasil e de todos os jovens.

Quanto tempo levou para esse projeto ser desenvolvido e quando foi seu lançamento?

A ferramenta levou cerca de dois anos para ser desenvolvida; o primeiro projeto foi lançado em 2013. De lá para cá fizemos muitas melhorias e, a partir de junho de 2014, estamos com uma versão mais aperfeiçoada.

Quantas pessoas estão envolvidas na criação e execução do Geekie Games?

Cerca de 70 pessoas da Geekie trabalharam para tornar o projeto viável. O projeto envolve equipes nas áreas de Engenharia, avaliação, suporte, conteúdo e assessoria pedagógica.

Quem patrocina esse projeto?

Essa ferramenta é disponibilizada gratuitamente às redes estaduais de ensino e por isso conta com o patrocínio da Fundação Telefônica, Estácio, guaraná Antárctica, sistema de ensino FTD, Tecnisa, Banco Santander e via varejo.

Qual o diferencial do Geekie diante de tantas outras ferramentas digitais e tecnológicas à disposição dos alunos?

Conseguimos entregar, a cada aluno, a nota que ele tiraria no Enem, inclusive com credenciamento do MEC. Além disso, entregamos aos professores e gestores um diagnóstico de como está o desempenho de seus alunos e para cada aluno traçamos um plano de estudo personalizado com foco nos conteúdos de maior deficiência dele.

​O que significa a expressão “Geekie”?

Significa uma pessoa estudiosa que gosta muito de tecnologia.

 


Leia mais sobre: Cidades