Para muitos alunos, a última semana de julho já é o aviso de que as férias estão chegando ao fim. É hora de retomar os trabalhos com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Mas será que ainda dá tempo de se preparar para as provas? De acordo com o coordenador pedagógico do Colégio Visão e professor de química, Rodney do Vale, a resposta é sim. Porém, é necessário que o aluno seja bastante organizado, estabeleça horários de estudos e priorize conteúdos que tenha mais dificuldade.
É comum entre os estudantes a dúvida sobre quantas horas de estudo são necessárias. O coordenador pedagógico e professor de química, Rodney do Vale, acredita que não há uma regra clara para isso e que depende da rotina de cada pessoa. “Um trabalhador cumpre oito horas. Essa carga horária pode ser suficiente para o aluno, mas como estamos falando de um período de preparação intensiva, podemos falar em dez ou onze horas”.
Rodney afirma que fazer exercícios é fundamental, principalmente os modelos objetivos, que estão dentro da matriz do ENEM. “Ler e reler um conteúdo é importante, mas é fundamental que o aluno demonstre conhecimento na prática”.
Além dos exercícios, outra dica do coordenador é que o aluno não se limite às aulas assistidas. Nada substitui as horas de estudo em casa, porque “na aula você está observando o professor e entendendo o que ele fala, mas isso não significa que já aprendeu. Quando está em casa, estuda e resolve exercícios, ai sim o conhecimento é seu.”
A procrastinação é um mal do ser humano e não é diferente com a vida do aluno de ensino médio. Mas é necessário ter determinação para alcançar os objetivos. “O aluno precisa pensar que a partir de hoje não tem enrolação.”. É bom dizer que não tem fórmula mágica para fazer com que isso aconteça. O aluno, a família e o colégio devem se abraçar nesse momento para concretizar os sonhos.
Leia mais:
- Inscrições para vagas remanescentes do Prouni começam nesta segunda, 31
- Inscrições para o Fies terminam nesta sexta-feira
Leia mais sobre: Brasil