04 de dezembro de 2025
Revelado

Enem 2025 traz como tema da redação as perspectivas acerca do envelhecimento

O tema desta edição abordou o envelhecimento na sociedade brasileira. A informação foi divulgada pelo ministro da Educação, Camilo Santana
A expectativa de vida da população brasileira cresceu nos últimos anos. Foto: reprodução
A expectativa de vida da população brasileira cresceu nos últimos anos. Foto: reprodução

Poucos minutos após o fechamento dos portões do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025, o ministro da Educação, Camilo Santana, divulgou o tema da redação deste ano na rede social X. Nesta edição, os estudantes deverão argumentar sobre o tema: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.

A prova de redação exige a produção de um texto do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo de sua formação. O tema da redação será de ordem social, científica, cultural ou política.

Primeiro dia de provas Enem 2025

Além da prova de redação, os candidatos inscritos no Enem fazem na tarde de hoje as questões de linguagens e códigos e de ciências humanas. A prova começou às 13h30 e termina às 19h (horário de Brasília).

Na redação, os estudantes deverão apontar informações, fatos e opiniões sobre o tema proposto, defendendo seu ponto de vista. A opinião a respeito do tema central deverá ser apoiada em argumentos estruturados com coerência.

Além disso, o candidato deverá elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto. A proposta ainda deve respeitar os direitos humanos. Propostas que desrespeitem os direitos humanos receberão nota zero.

Envelhecimento da população brasileira

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida dos brasileiros aumentou nos últimos anos. A idade média subiu de 28,3 anos, em 2000, para 35,5 anos em 2023. As consequências incluem a necessidade de mais serviços de saúde e de cuidado, bem como a adaptação do mercado de trabalho e das políticas sociais para atender às demandas dessa nova realidade.


Leia mais sobre: / / / Brasil