As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam nesta quarta-feira, 30, e estarão disponíveis até o próximo dia 14 de julho. Aqueles candidatos que não tiveram o direito ou não conseguiram aprovação da isenção da taxa de inscrição terão que pagar 85 reais para participar da avaliação.
A Guia de Recolhimento da União (GRU), mais conhecida como o boleto do Enem, poderá ser paga até o dia 19 de julho. Lembrando que os isentos, obrigatoriamente, também precisam realizar as inscrições para o exame. As provas, tanto para a versão digital como para a impressa, serão aplicadas dias 21 e 28 de novembro.
O boleto do Enem 2021 é gerado de forma automática pelo sistema ao finalizar a inscrição. O participante deve baixar o documento e fazer o pagamento até a data estabelecida, em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários.
Caso necessário, o candidato pode realizar a 2ª via do boleto. Para fazer a reimpressão é preciso acessar a Página do Participante e gerar novamente a GRU Cobrança. A inscrição será confirmada somente após o processamento do pagamento da taxa de inscrição.
O Enem é a maior prova de acesso ao ensino superior do país. Com o resultado da avaliação é possível pleitear o ingresso em cursos de graduação oferecidos por instituições públicas e privadas. Os principais processos seletivos são os dos programas do governo Prouni, Sisu e Fies. Além disso, atualmente 50 universidades portuguesas aceitam a nota do exame para acesso aos seus cursos.
Cronograma Enem 2021
Inscrições: 30 de junho a 14 de julho
Pagamento da inscrição: até 19 de julho
Pedido de atendimento especializado: 30 de junho a 14 de julho
Pedido de tratamento pelo nome social: 19 a 23 de julho
Provas: 21 e 28 de novembro
Fonte: Agência Educa Mais Brasil
Leia mais sobre: Educação Superior / Enem / Enem 2021 / Exame Nacional do Ensino Médio / Notícias do Estado