10 de agosto de 2024
Prevenção • atualizado em 29/09/2022 às 15:10

Enel desenvolve plano de ação para o período chuvoso em Goiás

O Plano Verão conta com medidas para agilizar o atendimento das ocorrências e o restabelecimento da energia direto da Central de Operações
A ação conta com novas tecnologias e mecanismos para reparos e prevenção de danos. Foto: Reprodução
A ação conta com novas tecnologias e mecanismos para reparos e prevenção de danos. Foto: Reprodução

Pensando no período de chuvas, que chegou em Goiás no mês de setembro, a Enel Goiás desenvolveu o Plano Verão. O planejamento, complementar às ações realizadas ao longo do ano, foi pensado para garantir a eficiência no atendimento e a rapidez na solução das ocorrências de quedas de energia, comuns em épocas chuvosas.

A companhia de energia instalou equipamentos telecontrolados pelo Centro de Operações, que permite o restabelecimento de energia em poucos minutos após as falhas, em casos de não haver danos na rede. De acordo com o responsável de operação e manutenção da Enel Goiás, Vinicyus Lima, os novos recursos possibilitaram melhorias. “Hoje, sem que eu precise mandar uma equipe, eu consigo recompor um trecho que desligou, ou seja, eu consigo recompor um bairro, até mesmo uma cidade, do nosso centro de controle, e automaticamente, com a instalação de religadores e Tripsavers“.

As chuvas registradas em Goiás neste período do ano são acompanhadas de ventos fortes, raios e alta incidência de quedas de árvores e galhos sobre a rede, o que fez com que a Enel desenvolvesse novos mecanismos. Somente em 2021, Goiás registrou incidência de raios de mais de 5 milhões, um aumento de mais de 20% comparado ao ano anterior. Cerca de 24% dos problemas no sistema são causados por descargas elétricas, que provocam curto-circuito e queima de equipamentos.

A nova tecnologia empregada permite que o fornecimento de energia seja restabelecido em poucos minutos em caso de falha transitória, ou seja, quando não há nenhum dano estrutural. Vinicyus Lima explica que como funciona o sistema. “Caso tenha uma falha transitória, ou seja, caso algum galho bata na rede e caia no chão, para evitar que a rede se danifique ele se desliga e liga automaticamente. Dessa forma, o cliente sente uma piscada, mas ele mantém o fornecimento de energia”.

Em casos de danos na rede, os equipamentos também proprocionam o isolamento de determinados trechos, para o menor número de clientes sejam desabastecidos. Vinicyus afirma que a Central de Operações consegue monitorar e acompanhar como está o fornecimento de energia em tempo real. “Todos esses equipamentos que são telecontrolados e telemonitorados. O nosso Centro de Controle consegue monitorar e acompanhar como está a tensão naquele momento, se está passando carga, para que nós possamos garantir com qualidade e segurança a energia para os nossos clientes”.

O Centro de Operações em Goiânia faz o monitoramento das condições climáticas em Goiás 24 horas por dia. Em parceria com o Climatempo, a Enel consegue acompanhar a evolução das tempestades e mobilizar equipes em campo, com foco no atendimento de casos de interrupção do fornecimento de energia, para minimizar o tempo de espera e prejuízos aos clientes.

Desde de 2017 a empresa tem investido na modernização da rede. De lá para cá já foram construídas 17 novas subestações e ampliação de 116, com a construção de mais de 20 mil quilômetros de novas redes. Além disso, também houve o aumento do número de equipes de campo para 50% em dias de contingências, ganhando maior agilidade.

“Com as equipes, além de reforçar o nosso contigente com treinamentos, ferramentas e veículos de qualidade, nós também preparamos equipes que atuam normalmente em outras frentes, fazendo outras atividades, para que, no momento da contingência, nós possamos imediatamente virar a chave. Ele para de fazer o que ele está fazendo e entra para recuperar o sistema elétrico que pode ter se danificado por conta dessas chuvas”, expõe o responsável pela operação de manutenção.

Segundo o responsável pela operação, a Enel vem se preparando ao longo do ano para o atendimento das ocorrências do período de chuvas, que representa um desafio para a empresa. “Durante todo o ano nós preparamos a rede com manutenções, podas de árvores, e investimentos, especialmente automação”, ressalta. “O plano verão vem para complementar todas as ações que já foram realizadas ao longo do ano, investimentos, melhorias e manutenções na rede”, conclui Lima.


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