O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e da Escola do Futuro do Estado de Goiás (EFG) em Artes Basileu França, promove a edição do Encontro Nacional de Coros 2022 (ENCoros). O evento, aberto para toda a comunidade, começa nesta segunda-feira (05/09). Na programação, cursos virtuais e apresentações nos formatos on-line e presencial. O encerramento será na próxima quarta-feira (07/9), a partir das 20 horas, no Teatro Escola. A entrada é gratuita.
A terceira edição do encontro tem a participação de coristas de vários Estados, como o Coro Juvenil UNIRIO, do Rio de Janeiro, e o Coral Vozes das Gerais de Belo Horizonte, Minas Gerais. Entre os goianos, a participação é do Coro Solo da Cidade de Goiás. A proposta é ecoar diversas vozes para o encantamento do público.
Serão três dias de apresentações e cursos, dentre eles “Prática da Regência Coral”, “Coral Infanto Juvenil” e “Escolha e Prática de Repertório Coral”. Os interessados podem participar das capacitações se inscrevendo gratuitamente no site encoros.webnode.com.
O objetivo do 3º ENCoros é promover a difusão, aperfeiçoamento, intercâmbio, discussão e promoção da música coral. O maestro do Coro Sinfônico Jovem de Goiás, Weber Assis, destaca a importância da iniciativa. “É algo ímpar na paisagem cultural de Goiás. O público não vai se arrepender, são três dias de grande envolvimento dos coristas”, diz.
O Coro Sinfônico Jovem de Goiás, responsável pela organização desta terceira edição, integra a EFG em Artes Basileu França. A instituição de ensino, unidade da Sedi, é gerida pelo Centro de Educação Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG) desde 2021.