O transporte público como direito social será debatido em Brasília durante o Seminário Nacional NTU 2016. Esse debate reunirá lideranças de vários setores representativos da sociedade.
O objetivo desse encontro é passar a limpo questões sobre a melhoria desse sistema, com base em avaliação dos resultados de pesquisa encomendada pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), que será apresentada durante o evento.
Na ocasião, será apresentada uma pesquisa inédita encomendada pela NTU junto a parlamentares, economistas, gestores das três esferas de governo e especialistas, sobre as perspectivas em relação aos rumos deste serviço essencial para o cidadão
A NTU entende que, assim como ocorre com outros serviços reconhecidos como direitos sociais, tais como saúde e educação, o transporte público necessita urgente de dotações orçamentárias, garantidas por lei, a fim de que possa melhorar a qualidade dos serviços oferecidos.
“A pesquisa mostra que há grande expectativa por avanços no transporte público após a promulgação da Emenda 90/2015. Entendemos que este é o momento de o Governo Federal garantir a dotação orçamentária que atenda às reais necessidades desse serviço”, esclarece Otávio Cunha, presidente da NTU.
O grande debate sobre o assunto será tema do painel de abertura, “Transporte público como direito social. E agora?”, seguido pelo painel “Prioridade ao ônibus urbano: análises e soluções”, que vai apresentar cases e análises das medidas de prioridade a esse sistema, implementadas nas cidades brasileiras nos últimos cinco anos.
Leia mais sobre: Cidades