O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor Goiás (Procon Goiás) fechou duas empresas de consórcio, sendo uma no Setor Oeste e a outra na Vila Resende, em Goiânia, na segunda-feira (18/09). As empresas enganavam os consumidores que queriam comprar veículos, oferecendo falsos financiamentos.
Um dos consumidores pagou R$25 mil reais achando que era a entrada de um carro. Depois, descobriu que era um consórcio, porém o consumidor não tinha sido informado pelo vendedor. As empresas usavam anúncios nas redes sociais para atrair os consumidores.
O superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael, antes de tudo disse que o órgão vai continuar fiscalizando e punindo as empresas que agem de má-fé. Ainda assim, ele também pediu que os consumidores fiquem atentos e denunciem esses golpes.
“Vamos continuar fechando o cerco contra essas empresas oportunistas, que se aproveitam da fragilidade e da inocência dos consumidores. Além de atuar na repressão, vamos também concentrar esforços em campanhas de conscientização para evitar esses golpes”, alerta Levy Rafael.
Leia também: Procon Goiânia aponta variação de 175,98% nos preços dos produtos de combate ao calor
Por fim, as empresas foram autuadas e interditadas por crimes contra as relações de consumo. Além disso, elas têm 20 dias para se defender no Procon Goiás. Este ano, o órgão já fechou 22 empresas de consórcio.
Procon denúncias
Se o consumidor se sentir lesado e quiser fazer denúncia, os canais do Procon Goiás são os telefones 151 (Goiânia), (62) 3201-7124 (interior) ou ainda pela internet, por meio do Procon Web.
Leia mais sobre: Golpe / Procon Goiás / Goiânia / Notícias do Estado