14 de agosto de 2024
Geral

Empresas já cortam internet dos usuários que ultrapassam franquia

Desde o último dia , consumidores da Oi já sentem os efeitos da nova política de acesso à internet móvel da operadora. Agora, os clientes dos planos pré-pago ou controle têm a internet cortada quando atingem o limite estipulado.

A primeira empresa a adotar a medida foi a Vivo, mas além da Oi, a Claro também seguiu o mesmo caminho.

Antes, quando o usuário gastava toda a sua franquia de dados, a velocidade da internet caia para apenas uma fração da original, mas não era cancelada por inteiro. Dessa forma, os clientes ainda conseguiam usar aplicativos como o Whatsapp. Depois da medida, quando o limite da conexão é atingido, a internet é cortada e para reabilitá-la é preciso desembolsar um valor para iniciar novamente a franquia ou comprar um pacote adicional de internet.

Já a TIM adotou o bloqueio do acesso à internet após o consumo da franquia somente para os cliente que aderirem ao Controle Whatsapp, que garante apenas o envio de mensagens por meio do aplicativo.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as regras do setor permitem às empresas adotar várias modalidades de franquias e de cobranças, mas o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações determina que qualquer alteração em planos de serviçoes e ofertas deve ser comunicada ao usuário, pela prestadora, com antecedência mínima de 30 dias.


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