Representantes de hospitais e clínicas que prestam serviços para o Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiás, se reuniram, nesta segunda-feira (26), com o deputado Jeferson Rodrigues (Republicanos) e candidato ao cargo federal e o candidato a deputado estadual Guido Rocha, em busca de apoio para a revisão da tabela que regula o pagamento de cerca de 3 mil procedimentos contratados junto à rede conveniada.
A defasagem nos valores pagos pela Tabela SUS tem sido tema de discussões no setor há muito tempo. A última revisão completa do documento foi feita há mais de 30 anos. Reajustes pontuais e inclusões vem sendo feitos através de portarias do Ministério da Saúde, atendendo necessidades por crises no setor. O resultado é que, em alguns casos, a situação se tornou insustentável.
Durante a reunião, Jeferson assumiu o compromisso de lutar pela revisão imediata da Tabela. “O profissional e as empresas que trabalham com saúde precisam ser valorizados e respeitados”, destaca Jeferson, que busca neste ano, primeiro mandato como deputado federal.
“Não dá para aceitar que um paciente tenha que ficar, muitas vezes, rodando dentro de uma ambulância um dia inteiro para encontrar um local para fazer hemodiálise”, complementa.
De acordo com o deputado, a situação ficou pior depois da pandemia e deve ser tratada logo no início do ano. “Temos uma demanda represada por cirurgias eletivas da pandemia e temos os serviços contínuos que devem ser atendidos já”, defende. Para Jeferson, essa questão terá que ser definida no início da próxima gestão federal para que haja mais dignidade no tratamento das pessoas que precisam e buscam o setor de saúde.