Um grupo de 13 empresários goianos desembarcou na China entre os dias 10 e 19 de outubro para participar da Missão Empresarial Canton Fair 2025, promovida pelo Sebrae Goiás. A viagem, que incluiu mais de 30 horas de deslocamento até Guangzhou, teve como principal objetivo aproximar o empresariado goiano do mercado chinês, promovendo networking, aprendizado e oportunidades de negócios.
A analista do Sebrae Goiás e condutora da missão, Lorena Póvoa, destacou o caráter estratégico da iniciativa. “A missão empresarial Canton Fair 2025 teve como objetivo fazer ponto de conexão do Brasil com a China, oferecendo aos participantes a oportunidade de adquirir conhecimentos, explorar o mercado em potencial, identificar fornecedores e clientes estratégicos, negociar e vender produtos com o propósito de impulsionar seus negócios”, afirmou.
Segundo Lorena, os empresários selecionados por meio de chamada pública contaram com suporte técnico e logístico em todas as etapas. “O Sebrae desembarcou com robustez na China, proporcionando uma agenda técnica intensa e de alto nível para os empreendedores goianos desbravarem o mercado chinês”, completou.
Entre os momentos mais marcantes da missão, destacou-se o matchmaking, realizado em 14 de outubro, que reuniu 17 empresas chinesas para rodadas de negociações com os empresários goianos. O empreendedor Daniel Guimarães destacou o diferencial da experiência. “Nos últimos 20 anos participei de muitas missões no Brasil e no exterior, mas essa foi a mais importante. Uma oportunidade incrível de aprendizado e de construir novas conexões com a China, levando ou trazendo oportunidades comerciais que vão engrandecer nossas relações”, disse.
Nas redes sociais do Sebrae Goiás, Daniel também elogiou o suporte recebido. “Desde a nossa saída, a instituição nos deu um suporte incrível. A segurança passada realmente fortalece o nosso empreendedorismo”, afirmou.
Lorena Póvoa avaliou que o retorno da missão foi muito positivo. “Além de todo o conhecimento adquirido, nossa visita movimentou a imprensa local. Foram divulgadas matérias em jornais chineses sobre a missão. Inclusive, durante o matchmaking, fiz a apresentação do Sebrae em mandarim, o que foi muito bem recebido e simbolizou respeito e construção de pontes”, relatou.
Durante a viagem, os empresários visitaram empresas de referência na China, como a B&Q Home, uma rede que combina o conceito da Leroy Merlin com o da Ikea, e a Kinbo Fashion City, o popular “fake market”, conhecido pela forte cultura da barganha. As visitas mostraram como marcas internacionais se adaptam ao consumidor chinês, com mudanças em layout, atendimento e portfólio de produtos.
Os participantes também vivenciaram uma urban experience, parte das atividades culturais promovidas pelo Sebrae. A iniciativa teve o intuito de proporcionar uma imersão na cultura chinesa, com visitas a pontos turísticos e experiências que ajudaram a compreender o modo de vida e o comportamento do consumidor local.
Lorena finalizou ressaltando o papel estratégico das missões internacionais promovidas pelo Sebrae Goiás. “Essas ações são essenciais para conectar empreendedores ao mercado global, permitindo que conheçam inovações, ampliem suas redes de contato e concretizem negócios”, concluiu.
Leia mais sobre: China / Empresários / Lorena Póvoa / Sebrae Goiás / Cidades / Economia / Notícias do Estado

