05 de dezembro de 2025
Negócios internacionais • atualizado em 20/10/2025 às 20:12

Empresários goianos participam de missão do Sebrae e fortalecem conexões comerciais com a China

Viagem teve como principal objetivo aproximar o empresariado goiano do mercado chinês, promovendo networking, aprendizado e oportunidades de negócios
Empresários goianos participaram da Missão Empresarial Canton Fair 2025, em Guangzhou, organizada pelo Sebrae Goiás. (Fotos Acervo Pessoal Lorena Póvoa).
Empresários goianos participaram da Missão Empresarial Canton Fair 2025, em Guangzhou, organizada pelo Sebrae Goiás. (Fotos Acervo Pessoal Lorena Póvoa).

Um grupo de 13 empresários goianos desembarcou na China entre os dias 10 e 19 de outubro para participar da Missão Empresarial Canton Fair 2025, promovida pelo Sebrae Goiás. A viagem, que incluiu mais de 30 horas de deslocamento até Guangzhou, teve como principal objetivo aproximar o empresariado goiano do mercado chinês, promovendo networking, aprendizado e oportunidades de negócios.

A analista do Sebrae Goiás e condutora da missão, Lorena Póvoa, destacou o caráter estratégico da iniciativa. “A missão empresarial Canton Fair 2025 teve como objetivo fazer ponto de conexão do Brasil com a China, oferecendo aos participantes a oportunidade de adquirir conhecimentos, explorar o mercado em potencial, identificar fornecedores e clientes estratégicos, negociar e vender produtos com o propósito de impulsionar seus negócios”, afirmou.

Segundo Lorena, os empresários selecionados por meio de chamada pública contaram com suporte técnico e logístico em todas as etapas. “O Sebrae desembarcou com robustez na China, proporcionando uma agenda técnica intensa e de alto nível para os empreendedores goianos desbravarem o mercado chinês”, completou.

Entre os momentos mais marcantes da missão, destacou-se o matchmaking, realizado em 14 de outubro, que reuniu 17 empresas chinesas para rodadas de negociações com os empresários goianos. O empreendedor Daniel Guimarães destacou o diferencial da experiência. “Nos últimos 20 anos participei de muitas missões no Brasil e no exterior, mas essa foi a mais importante. Uma oportunidade incrível de aprendizado e de construir novas conexões com a China, levando ou trazendo oportunidades comerciais que vão engrandecer nossas relações”, disse.

Nas redes sociais do Sebrae Goiás, Daniel também elogiou o suporte recebido. “Desde a nossa saída, a instituição nos deu um suporte incrível. A segurança passada realmente fortalece o nosso empreendedorismo”, afirmou.

Lorena Póvoa avaliou que o retorno da missão foi muito positivo. “Além de todo o conhecimento adquirido, nossa visita movimentou a imprensa local. Foram divulgadas matérias em jornais chineses sobre a missão. Inclusive, durante o matchmaking, fiz a apresentação do Sebrae em mandarim, o que foi muito bem recebido e simbolizou respeito e construção de pontes”, relatou.

Durante a viagem, os empresários visitaram empresas de referência na China, como a B&Q Home, uma rede que combina o conceito da Leroy Merlin com o da Ikea, e a Kinbo Fashion City, o popular “fake market”, conhecido pela forte cultura da barganha. As visitas mostraram como marcas internacionais se adaptam ao consumidor chinês, com mudanças em layout, atendimento e portfólio de produtos.

Os participantes também vivenciaram uma urban experience, parte das atividades culturais promovidas pelo Sebrae. A iniciativa teve o intuito de proporcionar uma imersão na cultura chinesa, com visitas a pontos turísticos e experiências que ajudaram a compreender o modo de vida e o comportamento do consumidor local.

Lorena finalizou ressaltando o papel estratégico das missões internacionais promovidas pelo Sebrae Goiás. “Essas ações são essenciais para conectar empreendedores ao mercado global, permitindo que conheçam inovações, ampliem suas redes de contato e concretizem negócios”, concluiu.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Economia / Notícias do Estado