O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-GO, através da Faculdade Senac, promove o 1º Seminário sobre Energias Renováveis, com foco na fonte solar fotovoltaica, na segunda-feira (10/6), às 14 horas, no Sesc Cidadania. Aberto ao público em geral, o evento tem como objetivo fomentar o debate e a troca de ideias. Entre os assuntos, está a importância da geração distribuída de energia (GD) e as vantagens e oportunidades da energia solar fotovoltaica para a população em geral e para o setor empresarial em Goiás.
O presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Baiocchi, ressalta a importância da discussão sobre energias renováveis, oportunizada pelo seminário, especificamente sobre a energia solar fotovoltaica. “Sabemos que, no crescimento de um país, ou de um estado, a cada um por cento de crescimento há a necessidade de geração de 2 a 3% de energia a mais”.
“Goiás passa por um momento crítico no processo energético, na sua matriz energética, porque o atual parque elétrico instalado no estado tem impedido o crescimento de indústrias, a instalação de novos negócios, grandes comércios, novos empreendimentos imobiliários. Nós vemos isso como uma preocupação para o crescimento do estado e para a geração de emprego”, afirma.
Leopoldo Veiga Jardim, diretor Regional do Sesc e do Senac em Goiás, o Sistema Fecomércio, está consciente da necessidade de debater o problema energético. “A crise energética afeta que afeta não só os empresários, como os do nosso setor comércio de bens, serviços e turismo, mas toda a população. É preciso discutir alternativas”, disse.
Segundo especialistas, no Brasil e em Goiás, a geração e o consumo desta fonte renovável de energia tem aumento muito, principalmente pela abertura das linhas de financiamento ampliadas para o incentivo da fonte solar, a redução dos investimentos para a aquisição e implantação das usinas de geração, assim como o esclarecimento da população de um modo geral para o benefício que lhe é direcionado por meio da Resolução 482 sobre a geração distribuída GD com geração até 5MW.
Goiás é apontado como um estado com grande potencial de expansão do uso da energia solar fotovoltaica, por possuir uma das maiores taxas de irradiação solar do país. A capital Goiânia, e toda a região metropolitana, está inserida no chamado “cinturão do Sol”.
Antes do seminário, haverá de manhã, uma demonstração prática para os alunos do Sesc Cidadania sobre o uso da energia solar, a partir das 10 horas, com a visita de um empresário que tem um módulo de geração fotovoltaica itinerante.
Já às 14 horas, terá início palestra com o presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), entidade que representa empresas e profissionais do setor solar fotovoltaico no Brasil, Rodrigo Sauaia.
Em seguida, acontecerá um painel de debate composto pelo presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Baiocchi; pelo presidente do Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás (Fundepec), membro da diretoria e do conselho Fiscal da FIEG, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza; e pelo membro do Fórum Permanente de Energias Renováveis do Estado de Goiás, Coordenador do GT de Desburocratização, Augusto Francisco da Silva.
A Enel Goiás estará presente e representada pelo gestor de planejamento da empresa.
Leia mais sobre: Empresas / Goiás / oportunidades / Sistema S / Cidades