01 de setembro de 2024
Cidades

Empresa multada por gerar mau cheiro na Região Norte de Goiânia

A empresa Cargil/Unilever foi notificada pelo Secretaria de Meio Ambiente (Secima), com uma multa de aproximadamente R$ 100 mil, por problemas em seu sistema de tratamento que apresentava erros. De acordo como gerente de fiscalização do órgão, Vitor Lenza, foram encontradas 10 toneladas de peixes mortos na lagoa, o que gera problemas, como a emissão de gases poluentes, causando um forte odor na região dos setores Goiânia 2, Urias Magalhães, São Judas Tadeu e Balneário Meia Ponte.

De acordo com o gerente, havia um tanque de rejeitos da empresa que estava fora do que é preconizado na legislação ambiental, ou seja, deveria estar há no mínimo 200 metros do Rio Meia Ponte.

Outro ponto de divergência com as normas era o descumprimento em relação a ampliação da lagoa, com a falta de autorização do órgão ambiental competente, no caso a Secima, e ainda foi constatada uma perfuração no solo, por onde ocorria infiltração de matéria orgânica.

Segundo Vitor Lenza, a empresa também foi notificada pela qualidade das águas, tanto durante o tratamento, quanto pelo que é jogado no rio. Ainda de acordo com o gerente de fiscalização, ocorre também o lançamento clandestino de esgoto por parte de particulares.

Leia na íntegra nota divulgada pela Cargil:

A Cargill informa que a notificação recebida da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) é referente à diferença de metragem da área de disposição de terra gerada no processo da Estação de Tratamento de Efluentes. O local em questão já era uma área definida e utilizada desde a construção da ETE, há 20 anos e licenciada pelo órgão responsável. A terra disposta no local não causa impacto ambiental, conforme laudo de laboratório qualificado e não gera odor. 

Os indicadores ambientais da unidade estão sob controle, sendo monitorados regularmente por equipe técnica qualificada, sem ocorrências de odor em sua estação de tratamento de efluentes e nas dependências da unidade fabril. Anualmente, protocola o relatório com as evidências de todos os monitoramentos ao órgão ambiental responsável. 

A Cargill reitera seu compromisso com a comunidade onde atua e com o meio ambiente, e esclarece que desde março de 2011 já investiu mais R$ 13 milhões em projetos relacionados às questões ambientais, com o objetivo de eliminar qualquer impacto que a operação venha trazer. Reforça ainda que possui o programa “Empresa de Portas Abertas”, no qual recebe visitas da comunidade.

 

Atualizada às 18h44


Leia mais sobre: Cidades

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários