22 de dezembro de 2024
Formação gratuita

Empresa goiana oferece formação gratuita e oportunidades de emprego na área da tecnologia

As inscrições estão abertas até 19 de fevereiro. O programa vai durar 6 semanas e 90% das aulas são online e ao vivo, das 19h30 às 21h
Em entrevista ao Diário de Goiás, o CEO da Able Brasil, Gabriel Moura fala sobre a iniciativa. (Foto: Divulgação).
Em entrevista ao Diário de Goiás, o CEO da Able Brasil, Gabriel Moura fala sobre a iniciativa. (Foto: Divulgação).

A área da tecnologia tem crescido no estado e traz para Goiás uma indústria até então não tão conhecida. E para sanar o déficit de profissionais no mercado, a Auvo Tecnologia e a Poli Digital se juntaram à Able Brasil e lançam um programa de formação totalmente gratuito com contratação garantida para os participantes que se destacarem. As inscrições estão abertas até 19 de fevereiro.

Em entrevista ao Diário de Goiás, o CEO da Able Brasil, Gabriel Moura, conta que numa empresa de tecnologia existem várias áreas, como, por exemplo, a área comercial e de atendimento ao cliente. “Trazer pessoas para o mercado de tecnologia para trabalhar nessas áreas tem sido muito difícil e são áreas que têm demandas e tarefas totalmente ensináveis”, explica Moura.

O programa vai durar 6 semanas e 90% das aulas são online e ao vivo, das 19h30 às 21h, não exigindo que os participantes abandonem seus trabalhos atuais e permitindo que eles conciliem tranquilamente as duas coisas. “Tem também a possibilidade de algumas aulas presenciais para quem conseguir participar. São aulas bem dinâmicas, aonde a gente pode se conhecer e trocar experiências de uma forma para além do digital”, adianta o fundador da Able Brasil.

Vale destacar que para participar do programa, não é necessária qualquer experiência prévia com a área da tecnologia. O objetivo é justamente trazer pessoas que talvez nunca pensaram que poderiam fazer parte desse universo, descobrindo novos talentos e trazendo oportunidades para aqueles onde o processo seletivo tradicional não alcança.

Critérios para se destacar

Ao longo da formação, as participações serão mensuradas de uma forma dinâmica e “gamificada”. Os melhores colocados estarão à disposição das empresas para participar de um processo seletivo com vagas já garantidas. Gabriel explica que esse processo é realizado graças a uma ferramenta de Inteligência Artificial.

“A nossa ferramenta mensura a quantidade de aulas que o aluno assistiu, a quantidade de vezes que ele participou, quantas vezes ela abriu o microfone, levantou a mão, as participações nas aulas em grupo. Então, a ferramenta vai mensurando isso e ela destaca os alunos que estão mais engajados no treinamento e as habilita. Elas ganham a oportunidade de estarem à frente com o RH das empresas”, explica Gabriel.

Ele reforça que as vagas existem, e que a quantidade de vagas vai depender realmente da aderência das pessoas com a cultura da empresa e com o aprendizado que elas tiveram. “No nosso último programa, que foi um programa-piloto bem pequeno, terminamos com 26 alunos formandos e fizemos seis propostas de contratação. Então, o aproveitamento das pessoas que concluíram o curso é um aproveitamento ótimo”, conclui Moura.

Esse modelo de recrutamento a partir da educação é conhecido lá fora como education recruiting e no Brasil já tem vários adeptos. Escolas como a imã tech e a Ada tem oferecido programas financiados por empresas como Google, Facebook, Novo Mundo, Cielo, Santander e Gerdau.

Existe um abismo entre os talentos brutos e as vagas disponíveis. A única forma de construir essa ponte é através da educação. Fico muito feliz de conduzir esse projeto com a Auvo, a Poli, mas principalmente, feliz pelas pessoas que têm suas vidas transformadas a partir de uma nova carreira.

Gabriel Moura, fundador da Able Brasil

Inscrições

Para participar, os candidatos devem:

  • Preencher o formulário no site ablebrasil.com
  • Responder ao teste que receberão por e-mail
  • Aguardar a resposta do processo seletivo

Serão priorizados os candidatos de Goiânia com perfis que tenham boa aderência com o posicionamento das empresas.

Confira a entrevista na íntegra:


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