A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) multou em R$ 50 milhões a empresa Kraft Heinz, sediada em Nerópolis. Agentes flagraram, em operação nesta quarta-feira (15), o despejo irregular de resíduos líquidos no córrego Capivara, o que configura crime ambiental.
O flagrante surgiu de uma denúncia. Quando chegou ao local, a equipe, acompanhada de policiais militares do Batalhão Ambiental, constataram que o córrego estava poluído através de um processo de avaliação da qualidade das águas. Havia vários efluentes industriais no curso fluvial.
Além da multa milionária, um representante da empresa foi levado à Delegacia Estadual de Meio Ambiente (Dema) para prestar esclarecimentos.
Com a palavra, Kraft Heinz
A Kraft Heinz esclarece que já apresentou os laudos solicitados às autoridades (SEMMAN, SEMAD e DEMA) e todos estavam em conformidade com a legislação ambiental. Tais laudos foram emitidos por laboratório externo independente e acreditado pelo INMETRO e estão disponíveis publicamente para consulta.
Com relação a fiscalização realizada na data de hoje, 15/9, a Kraft Heinz está em contato com os órgãos competentes e se manterá à disposição para quaisquer esclarecimentos necessários.
A Kraft Heinz reforça seu compromisso com o Meio Ambiente e com a população de Nerópolis.
(Matéria atualizada às 10h03 do dia 16/09 para inserção da nota-resposta da empresa)
Leia mais sobre: Nerópolis / Notícias do Estado